A Autoridade Marítima Nacional (AMN) apelou esta segunda-feira aos banhistas para terem "muito cuidado no acesso ao mar", na sequência do desaparecimento de dois menores, domingo, na Praia do Pedrógão, no concelho de Leiria.
"A época balnear ainda não abriu, as praias não têm vigilância, não há nadadores-salvadores dedicados às praias. Portanto, apelo aos banhistas e aos frequentadores das praias que tenham muito cuidado no acesso ao mar", afirmou aos jornalistas o capitão do Porto da Nazaré e comandante das operações de socorro, João Lourenço, naquela praia.
Aos banhistas, João Lourenço pediu também para que escolham "as praias que sabem como é que são, não se aventurem para zonas fora de pé e se não souberem nadar não vão para dentro de água".
Dois menores desapareceram no mar na tarde de domingo, depois de alegadamente estarem a banhos no Pedrógão, praia que ainda não se encontra vigiada nesta altura do ano, anunciou a AMN, que iniciou as buscas às 17:25, através do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa.
Segundo a AMN, os menores têm 11 e 16 anos e nacionalidade angolana.
À agência Lusa, João Lourenço adiantou que os menores, que se encontravam acompanhados da família, "foram para dentro de água e foram arrastados por uma onda".
O Instituto do Mar e da Atmosfera (IPMA) alertou no domingo para a subida gradual da temperatura a partir de terça-feira em Portugal continental.
Desta forma, a temperatura máxima deverá atingir valores acima de 30°C na generalidade do território a partir de terça-feira, com exceção de alguns locais na faixa costeira ocidental, e valores acima de 35°C na região Sul e Vale do Tejo.