Sociedade

Esta noite há Superlua rosa, a primeira de 2021

Se não tem planos para a madrugada de terça-feira então prepare-se para olhar para o céu e apreciar as maravilhas que um perigeu mais curto pode proporcionar

As Super Luas têm devem-se aos perigeus mais curtos
NASA

Às 4h30 de Portugal Continental, haverá uma Superlua rosa a pairar sobre o firmamento – e será apenas a primeira que nos reserva este ano de 2021. A 26 de maio haverá uma segunda Superlua, que terá o atrativo acrescido de ocorrer durante um eclipse total da própria lua.

No caso da Superlua rosa de abril, os entusiastas poderão deparar-se com o fenómeno natural às 04h31 de Portugal Continental, revela a agência espacial americana NASA. Este ciclo de Lua cheia deverá durar cerca de três dias – e deve o nome ao facto de ter um perigeu mais curto que o habitual.

O perigeu é o nome dado ao ponto mais próximo de um corpo celeste quando orbita em torno de outro – e é esta proximidade que está na origem da sensação de aumento de dimensão da Lua perante os olhos de quem se encontra na Terra.

A Superlua de 27 de abril não será a mais próxima da Terra durante 2021. A NASA recorda que a Superlua que deverá ocorrer a 26 de maio vai ter um perigeu 157 quilómetros mais reduzido que o de 27 de abril. O perigeu da órbita da Lua em torno da Terra ronda os 392.500 quilómetros.

A cor rosa que é acrescentada à denominação desta Superlua poderá frustrar os mais inexperientes. A Livescience recorda que a denominação rosa deve-se às flores de um musgo conhecido como Phlox subulata.

De resto, as denominações dadas a esta Superlua podem variar consoante as culturas, geografias e religiões. As tribos índias que viviam na costa leste dos EUA apelidavam-na de Fish Moon (tradução literal “Lua do peixe”) numa alusão aos cardumes de sáveis que sobem os rios por essa altura.

Segundo o calendário da Igreja Católica, esta é a lua pascal; mas para os hindus é a altura de festejar o Hanuman Jayanti, que está relacionado com o nascimento do deus Hanuman.