Cascais é uma das localidades afetadas pela forte precipitação das últimas horas. E as previsões não dão descanso: espera-se chuva com grande intensidade até às 22h00. De acordo com Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais, "a Ribeira das Vinhas continua com bastante carga e a preia mar será pelas 21h00", escreveu o Presidente da Câmara Municipal de Cascais nas redes sociais.
"A carga que continua intensa na Ribeira das Vinhas ao coincidir com a preia mar resulta num momento de maior risco", acrescentando Carlos Carreira que "a baixa de Cascais, embora já afectada por alguma aglomeração de água, está controlada, mas vamos continuar com as equipas no terreno".
CHEIAS AFETAM LARGO CAMÕES
O Expresso testemunhou que vários bares e restaurantes no centro de Cascais, no Largo de Camões, já se encontram inundados, bem como outras áreas das zonas mais baixas da vila. Nas redes sociais circulam videos que dão conta de um grande caudal na Ribeira das Vinhas, principal responsável pelas cheias de 1983.
A estrada Marginal foi cortada ao trânsito no sentido Cascais - Lisboa devido à queda de chuva intensa, segundo a Câmara de Oeiras. "A marginal encontra-se encerrada ao trânsito entre o Inatel em Oeiras e Paço de Arcos, no sentido Cascais - Lisboa, devido às condições meteorológicas", referiu a autarquia numa mensagem publicada na rede social Facebook. A câmara garantiu estar a tomar todas as diligências para restabelecer a normalidade de circulação.
PAVILHÃO DE VACINAÇÃO AFETADO
Também há a registar uma inundação no Pavilhão de Alcabideche, onde por estes dias se administram as vacinas, que já foi estancada sem afectar as zonas estratégicas, nomeadamente aquela onde se encontra o frigorífico e sem comprometer as zonas operacionais.
A linha de comboio que liga Cascais ao Cais Sodré também está cortada devido à queda de uma árvore de grande porte em São João do Estoril. A circulação ferroviária foi interrompida antes das 13h00, estando em curso trabalhos de remoção.
O Expresso sabe que na zona de Birre também já existem habitações particulares inundadas, sucedendo o mesmo na 3ª Circular. Além da Ribeira das Vinhas, que corre para o centro de Cascais, outras linhas de água do concelho estão com um fluxo extarordinário. Carreiras apela aos cidadãos para que "não se coloquem em situações de risco, nomeadamente a tentar atravessar linhas de água e concentrações de água"