Exclusivo

+E

Onde estão as árvores mais incríveis de Portugal: da oliveira com mais de 3600 anos ao sobreiro namoradeiro

Somos um país de mar azul, mas também de floresta verde. Ano após ano, lembramo-nos disso quando as coisas correm mal e os fogos devoram paisagens e vidas. Mas, afinal, como estão as nossas árvores, responsáveis por dez por cento das exportações anuais? Sabia que temos a árvore mais alta da Europa e uma das mais velhas do mundo?

Esta oliveira tem 3713 anos. Está na Herdade do Peso, Vidigueira, distrito de Beja, protegida por estacas e pedras. Ainda produz azeitona
Nuno Fox

O povo diz muitas vezes que não se pode confundir a árvore com a floresta, alertando para o perigo das generalizações precipitadas. Mas o aforismo não funciona ao contrário... Até porque há árvores que não se confundem com mais nenhuma. São especiais, únicas até. Num país onde não há, propriamente, manchas de floresta que ganhem notoriedade a nível global (exceção feita à Laurissilva da Madeira, classificada desde 1999 pela UNESCO como Património da Humanidade), avultam alguns casos individuais que merecem uma visita mais cuidada.