Exclusivo

Presidenciais 2026

Rumo às presidenciais, Marques Mendes sai da SIC afinando trunfos contra Gouveia e Melo: "Experiência", "isenção" e "previsibilidade"

12 anos depois, Luís Marques Mendes despediu-se dos comentários na SIC para abraçar uma candidatura presidencial. Vincou ter “experiência política”, determinação com a “ética” e garantiu ter sido sempre “isento”, lembrando para isso as críticas que fez a Montenegro e os elogios que chegou a fazer a António Costa. No último comentário, mesmo assim, levou um elogio a Montenegro, outro a Moedas e algum otimismo sobre a economia

Foi uma despedida e um pontapé de saída: com o anúncio da candidatura presidencial marcado para esta quinta-feira, Luís Marques Mendes despediu-se este domingo dos comentários na SIC, aos domingos à noite, onde conseguiu bons registos de audiência. O desafio agora, porém, é mais difícil: transformar essas audiências em votos que permitam chegar à provável segunda volta das presidenciais – e depois em suficientes para vencer. A sondagem publicada na passada quinta-feira pelo Expresso e SIC augura um desafio difícil: Mendes aparecia em quarto lugar, e com a indicação de que só metade do eleitorado do PSD estará já ao seu lado.

No último comentário, porém, Mendes quis mostrar “confiança”.