O Chega está a organizar uma manifestação "contra a imigração descontrolada e insegurança nas ruas", que vai acontecer no dia 21 de setembro em Lisboa, anunciou o partido.
"Com mais de um milhão de imigrantes, a imigração descontrolada continua a ser um grande problema em Portugal. Principalmente porque não temos qualquer tipo de informação sobre muitos dos que cá chegam", refere o partido.
Em comunicado divulgado esta quarta-feira, o Chega sustenta que este alegado descontrolo, "juntamente com o aumento da criminalidade, confirmada pelos autarcas de Lisboa e Porto, tem preocupado os portugueses" e diz ser "o único partido que, constantemente, tem alertado para isto".
O partido indica que decidiu "organizar uma grande manifestação contra a 'imigração descontrolada e insegurança nas ruas'", na tarde do próximo dia 21 de setembro, em Lisboa.
É referido também que o percurso será definido posteriormente, "mas deverá envolver a Almirante Reis, a baixa de Lisboa e a Praça do Município".
A população estrangeira em Portugal aumentou cerca de 33% no ano passado, totalizando mais de um milhão de imigrantes a viver legalmente no país, segundo um documento apresentado em junho pelo Governo.
De acordo com o executivo, a maior parte das autorizações de residência atribuídas em Portugal são para o exercício da atividade profissional.
O documento indica ainda que as migrações contribuem para "a revitalização demográfica e o aumento da população ativa", tendo a maior parte dos estrangeiros residentes em Portugal entre os 25 e os 44 anos.