Política

Rio acusa Costa de "mentir": "O Chega não vai para o Governo dos Açores"

Costa acusou o líder do PSD de se juntar a um partido da "direita radical". Rui Rio acusou-o de "mentir" porque o Chega "não vai para o Governo dos Açores. O Iniciativa Liberal é que confirmou ter acordo para o viabilizar

Rui Rio respondeu às críticas de António Costa sobre o apoio do Chega ao acordo da direita nos Açores, insistindo, via Twitter, que o Chega não irá integrar o Governo Regional e acusando o líder do PS e primeiro-ministro de mentir.

António Costa acusou o líder do PSD de se ter afastado “dos bons exemplos da chanceler Angela Merkel na Alemanha, que recusou liminarmente qualquer acordo com a extrema-direita na formação de governos regionais” ou do Partido Popular (PP) de Espanha, que rejeitou “juntar-se à extrema-direita na votação de uma moção de censura”.

A resposta de Rui Rio não tardou. “A verdade - escreveu na sua conta na rede social Twitter - é que Merkel recusou a Afd nos Governos regionais, tal como o Chega não vai para o Governo dos Açores. E o PP espanhol tem entendimentos parlamentares com o Vox em três regiões autónomas: Madrid, Andaluzia e Múrcia”.

Tal como já tinha feito em relação a declarações de sexta-feira do secretário-geral adjunto, José Luís Carneiro, o líder do PSD diz agora que “o PS continua a mentir”. “Tudo lhe está a correr mal”, conclui.

O Inciativa Liberal já confirmou, entretanto, ter chegado a acordo com o PSD para ajudar a viabilizar o Governo Regional que, só com os votos do PSD, CDS e PPM; não teria a maioria necessária. O Chega é o outro partido que será decisivo para viabilizar o Governo de direita e esse acordo também já está confirmado.