Até terça-feira, 31 de outubro, Luís Faro Ramos, foi embaixador de Portugal em Cuba. Esta sexta-feira, toma posse como presidente do Camões, Instituto da Cooperação e da Língua, suecedendo no cargo a Ana Paula Laborinho, que esteve sete anos à frente do Camões.
Faro Ramos é o primeiro diplomata a ocupar este cargo que tem como principal objetivo a defesa, promoção e difusão da língua portuguesa. No dia em que foi divulgada a escolha do ministro dos Negócios Estrangeiros para dirigir o Camões, Faro Ramos disse ao Expresso que este “desafio é prestigiante. E é um reconhecimento da carreira diplomática portuguesa. Espero corresponder à importância e centralidade da cooperação , cultura e língua na política externa portuguesa”.
O novo presidente é licenciado em Direito pela Faculdade de Direito de Lisboa e diz que vai “privilegiar o trabalho em equipa e uma abordagem integradora”.
Laborinho na Conferência Ibero-Americana
Ana Paula Laborinho, que foi presidente do Instituto Português do Oriente [sedeado em Macau] antes de assumir funções no Camões, vai dirigir o novo escritório da Conferência Ibero-Americana em Portugal.
Recorde-se que o português é a quinta língua mais usada na internet e a terceira nas redes sociais (twitter e facebook).