Na primeira entrevista de emprego que conseguiu, para um lugar de estafeta no Deutsche Bank, “nem um fato tinha. Levei o casaco da profissão de fé”, recorda Rui Bairrada. O “miúdo” como continuou a ser conhecido entre colegas - mesmo quando já somava 30 anos no cartão de cidadão e 12 de currículo na empresa -, recusou a fatalidade da estagnação profissional e deixou o banco para criar um projeto próprio na área das finanças pessoais. Fundou a Doutor Finanças em 2014, onde cumpre diariamente a missão de ajudar as famílias a tomar decisões financeiras informadas e conscientes. Entre os mais de 240 profissionais que emprega estão antigos colegas da banca, “alguns foram meu chefes”.
“Quando despimos o fato e a gravada e vestimos uma bata tudo fica mais fácil", diz o presidente-executivo da Doutor Finanças. E é essa a lógica que sustenta o projeto empresarial e literacia financeira que desenvolveu e que já valeu à Doutor Finanças o reconhecimento como uma das 30 fintech (financeiras de base tecnológica) mais promissoras do país.
Rui Bairrada defende que “tal como cuidamos da nossa saúde física, devemos cuidar da saúde da nossa carteira”. A do fundador da Doutor Finanças não é exceção: “quando agora subiram os juros, também eu tive de renegociar o meu crédito à habitação”, recorda.
O CEO da financeira vinca que Portugal tem um problema de fundo no que ao bem-estar financeiro diz respeito: o tema dinheiro continua a ser tabu. “As pessoas não falam sobre dinheiro e, por isso, não podem desenvolver um conhecimento informado sobre as suas opções”.
Defensor de que a construção de um Portugal financeiramente saudável começa pela base, por trabalhar a literacia financeira nas crianças, Rui Bairrada admite que há progressos nesta matéria, mas que sem uma reestruturação do sistema de ensino, “o trabalho que está a ser feito continuará a ser insuficiente”.
O CEO é o limite é o podcast de liderança e carreira do Expresso. Todas as semanas a jornalista Cátia Mateus mostra-lhe quem são, como começaram e o que fizeram para chegar ao topo os gestores portugueses que marcaram o passado, os que dirigem a atualidade e os que prometem moldar o futuro. Histórias inspiradoras, contadas na primeira pessoa, por quem ousa fazer acontecer. Ouça mais episódios: