Comendador Marques de Correia - Cartas Abertas

Nem petróleo, nem lítio, nem nada! Portugal para os portugueses (ou nem isso)!

Os grandes exploradores querem transformar o nosso país num buraco, coisa que sabemos fazer sem precisar da ajuda de ninguém

Primeiro quiseram esburacar o nosso mar e lá colocar plataformas gigantescas para extrair petróleo; depois, ao ver que não conseguiam devido à sólida oposição dos portugueses, pretenderam fazer prospeções em terra, ali para os lados de Aljezur que é uma paisagem protegida, como de resto todo o país à exceção do Bairro Angola e de parte da Amadora e do Seixal. Também não conseguiram. Vieram depois os últimos, que pretendiam saber se há lítio, matéria essencial para as pilhas, com a finalidade de o poderem explorar lá para o Norte, junto do Parque Nacional Peneda-Gerês que, tal como o Jardim Constantino, em Lisboa, e o Parque da Cidade, no Porto, fazem parte das zonas verdes essenciais à nossa vida em sociedade. Mais uma vez o povo se mobilizou porque esburacar as redondezas do Parque da Peneda Gerês é um crime de lesa-natureza.

Para continuar a ler o artigo, clique AQUI
(acesso gratuito: basta usar o código que está na capa da revista E do Expresso. Pode usar a app do Expresso - iOS e Android - para descarregar as edições para leitura offline)