A cimeira regional sobre inovação política para um envelhecimento saudável, organizada pela OMS Europa, decorre em Lisboa nesta terça e quarta-feira. O evento, dinamizado em parceria com a Direção-Geral da Saúde (DGS), reúne representantes governamentais e da sociedade civil, especialistas e académicos.
O objetivo é “impulsionar a inovação política” e “explorar práticas promissoras para abordar as implicações do envelhecimento das populações”, lê-se no comunicado da OMS. Isto num contexto de aumento do tempo de vida da população europeia, em que a promoção de um envelhecimento saudável se torna “fundamental”.
“Surgem desafios e oportunidades que exigem melhores cuidados de saúde, uma mão de obra qualificada no sector da saúde e dos cuidados, ambientes favoráveis à idade e um esforço coletivo para combater o envelhecimento em todos os sectores”, salienta ainda a nota.
Já a DGS destaca que deste evento técnico internacional resultará o “Lisbon Statement”, um documento que “contém propostas para o futuro dentro da área do envelhecimento ativo e saudável”.
Entre os temas abordados ao longo dos dois dias estão a criação de ambientes propícios a um envelhecimento saudável, os cuidados prolongados integrados e centrados na pessoa nas comunidades, a promoção de uma vida ativa e de dietas saudáveis e o apoio e proteção dos prestadores de cuidados informais. O programa completo pode ser consultado aqui e a transmissão pode ser acompanhada no Facebook da DGS.