Cerca de 400 mil palestinianos já abandonaram a Cidade de Gaza, deslocando-se para outras zonas da Faixa, segundo novas estimativas das Forças de Defesa de Israel (FDI) avançadas pelo jornal “The Times of Israel”. Antes da preparação da ofensiva contra o Hamas, calculava-se que vivessem na Cidade de Gaza cerca de um milhão de palestinianos.
As FDI ordenaram a evacuação imediata de todos os habitantes da cidade para uma zona humanitária designada por Israel no sul da Faixa. Nos últimos dias, o ritmo das saídas intensificou-se, chegando a dezenas de milhares de pessoas por dia, de acordo com números do exército, que tendem a ser superiores aos divulgados pelas Nações Unidas.
Nova rota de evacuação
Com a estrada costeira de Rashid cada vez mais congestionada, o exército anunciou esta manhã a abertura de uma segunda rota de evacuação: a autoestrada Salah a-Din, principal eixo norte-sul da Faixa, que estará acessível entre o meio-dia de hoje e o meio-dia de sexta-feira.
Até agora, a única via de saída disponível era a estrada costeira, congestionada com milhares de pessoas e veículos em direção ao sul, numa tentativa de escapar à ofensiva iminente.
A Salah al-Din, principal artéria interior que atravessa a Faixa de norte a sul, já tinha servido como corredor de evacuação durante uma ofensiva nos primeiros meses da guerra.