França

Ameaças de bomba forçam a evacuação de pelo menos 15 aeroportos e do Palácio de Versalhes

Bordéus, Lyon (tanto Lyon-Saint-Exupéry como Lyon Bron), Rennes, Lille, Toulouse, Paris Beauvais, Nice, Estrasburgo, Biarritz, Nantes, Pau, Brest, Tarbes-Lourdes e Carcassonne são os aeroportos em causa. O Palácio de Versalhes voltou a ser evacuado “por razões de segurança”

Aeroporto de Beauvais, em junho de 2023
NurPhoto

Subiu para 15 o total de aeroportos franceses que necessitaram de ser evacuados devido a ameaças de bomba na manhã de quarta-feira, depois de inicialmente a Agência France-Press ter avançado o número de seis. Em causa estavam os aeroportos de Lille, Lyon Bron, Nantes, Nice, Toulouse e Paris-Beauvais e uma segunda “vaga” acrescentou os aeroportos de Bordéus, Lyon-Saint-Exupéry, Rennes, Estrasburgo, Biarritz, Pau, Carcassonne, Brest e Tarbes-Lourdes.

O Palácio de Versalhes foi também evacuado, pela terceira vez desde sábado, devido a uma nova ameaça.

O Ministro dos Transportes francês, Clement Beaune, esclareceu a situação através de um comunicado na rede social X (antigo Twitter), no final do dia de ontem. O ministro constata que no total 17 aeroportos foram ameaçados, sendo que apenas 15 necessitaram de evacuação.

Também deixou claro que “estes falsos alarmes não são uma brincadeira. São infrações penais. Serão punidos". “Foi apresentada uma queixa por cada ameaça”, acrescenta.

A evacuação das infraestruturas aéreas foi considerada necessária pelas autoridades, para "dissipar quaisquer dúvidas" em relação às ameaças e à sua veracidade, indicou uma fonte à AFP.

Um porta-voz da Direção-Geral da Aviação Civil explicou que esta não foi uma ameaça conjunta, mas sim mensagens recebidas por cada um dos aeroportos. O porta-voz desconhece se os alertas provêm da mesma fonte.

Alguns dos aeroportos em causa comunicaram nas redes sociais o sucedido. Foi o caso de Lille, que informou através do X que a evacuação se devia a "uma ameaça de bomba”. “Os serviços de segurança do Estado estão no local”, pode ler-se.

O aeroporto de Nice comunicou por volta das 11h de Portugal Continental – também através da rede social X – que a situação já se encontrava resolvida: “Na sequência de um objeto de bagagem abandonado no terminal 1, foi criado um perímetro de segurança para permitir a realização dos controlos habituais. A situação já regressou à normalidade”.

Por volta da mesma hora, o aeroporto de Bron, em Lyon, informou que a situação já estava resolvida e que o alerta de bomba fora falso alarme.

França está em nível máximo de alerta desde sexta-feira, depois da morte de um professor após um ataque com arma branca, no norte do país.

Nos últimos dias têm ocorrido vários alertas de bombas em França, nomeadamente os que levaram à evacuação de uma escola francesa, e à do Palácio de Versalhes e Museu do Louvre.