Exclusivo

França

Bayrou caiu como se previa, imprevisível é a próxima solução de governo... que não passará por eleições antecipadas

Primeiro-ministro demite-se terça-feira, depois de a sua moção de confiança ter sido rejeitada por 364 dos 577 deputados franceses. Presidente promete nomear sucessor “nos próximos dias”, o que afasta as eleições antecipadas exigidas pela extrema-direita. Esta a a extrema-esquerda querem a demissão de Emmanuel Macron

Chumbada a moção de confiança que apresentou ao Parlamento, François Bayrou vai apresentar o seu pedido de demissão a Emmanuel Macron
Remon Haazen/Getty Images

Nada fugiu à coreografia prevista na sessão parlamentar que derrubou, esta segunda-feira à tarde, o Governo francês de François Bayrou. Não faltaram os apelos ao sentido de Estado pela boca do primeiro-ministro centrista, os ataques da oposição ao Presidente que o nomeou, e, sobretudo, os votos contra a moção de confiança apresentada por Bayrou de 364 deputados, contra 194 a favor e 15 abstenções.

O ainda chefe do Executivo dirigir-se-á, terça-feira de manhã, ao Palácio do Eliseu, residência oficial de Emmanuel Macron, para lhe apresentar a demissão. Caberá ao chefe de Estado nomear novo ocupante para o lugar, o que já anunciou que fará “nos próximos dias”. Excluída fica, portanto, a convocação de eleições legislativas antecipadas, num momento em que os estudos de opinião favorecem a extrema-direita.