Esta sexta-feira será marcada pela reunião de ministros europeus para debater a construção de um "muro de drones" para permitir a defesa da Europa contra incursões aéreas, depois de a Dinamarca ter dito que foi vítima de um "ataque híbrido" em quatro aeroportos, no segundo incidente deste tipo em menos de uma semana.
Ministros de dez países europeus, incluindo a Ucrânia, vão discutir, segundo o jornal britânico "Guardian", a concepção de planos para concretizar o que a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, descreveu como "a base de uma defesa confiável".
Os avistamentos de drones na Dinamarca começaram pouco antes das 22h de quarta-feira e terminaram pouco antes da 1h de quinta-feira. O jornal recorda que os voos foram interrompidos por várias horas no aeroporto de Aalborg, que também serve como base militar, e Billund, o segundo maior aeroporto da Dinamarca, fechou seu espaço aéreo por quase uma hora.
Os aeroportos de Esbjerg, Sønderborg e Skrydstrup – que abrigam alguns dos caças militares dinamarqueses – também foram afetados. E o aeroporto de Copenhaga foi forçado a fechar na noite de segunda-feira devido à presença de três drones.