Exclusivo

Internacional

Só há 29 democracias liberais em todo o mundo: 3 em cada 4 pessoas vivem numa autocracia

Estudo sobre as democracias no mundo coloca a maioria da população mundial como residente de autocracias. O maior problema é, no entanto, a qualidade da democracia nos países que ainda o são, como os Estados Unidos

Para que a redução entre em vigor, o decreto ainda precisa ser aprovado pelo Presidente da República e publicado no Diário da República.
MIGUEL A. LOPES

Além da conclusão apresentada no título, de que grande parte da população já vive em regimes autocráticos, o estudo “Relatório da Democracia 2025” da organização de análise de dados sobre democracia Variedade de Democracia (V-Dem), mostra que quase 40% da população mundial vive em países em processo de autocratização, ou seja, em regimes que estão a reforçar o autoritarismo, o que equivale a 3,1 mil milhões de pessoas. Pela primeira vez em mais de 20 anos, o mundo tem menos democracias (88) do que autocracias (91). E estas representam a totalidade das democracias eleitorais. Se o critério for “democracias liberais”, o número cai para um terço: só há 29 em todo o mundo.