Greta Thunberg, adolescente sueca conhecida pelo ativismo ecológico, apelou este sábado ao voto em Joe Biden, candidato do Partido Democrata que vai disputar com o atual presidente Donald Trump as eleições presidenciais nos Estados Unidos, em novembro.
"Nunca me envolvo na política partidária, mas as próximas eleições norte-americanas superam tudo isso", escreveu a jovem de 17 anos no Twitter.
"Do ponto de vista do clima, está longe de ser suficiente e muito defenderam outros candidatos, mas enfim... Organizem-se e façam com que todos votem em #Biden", acrescentou.
Donald Trump tem assumido várias vezes posições céticas em relação às alterações climáticas, como aconteceu recentemente durante a vaga de grandes incêndios na Califórnia. "Acabará por arrefecer", afirmou em meados de setembro a propósito do aquecimento global.
Trump também tem feito comentários pouco simpáticos sobre Greta Thunberg. Em dezembro, quando a revista Time a escolheu para "figura do ano", o líder americano escreveu no Twitter que a jovem teria de trabalhar para "controlar a sua raiva", sugerindo que devia "relaxar" e ir ver um bom filme com um amigo.
Em setembro de 2019, quando a ativista sueca esteve nas Nações Unidas, onde discursou numa cimeira sobre o clima, Trump também já tinha ironizado sobre os pontos de vista e o tom veemente usado por Greta Thunberg.
Por sua vez, Joe Biden elogiou, em abril, a ação de Thunberg e disse que está atento às aspirações dos jovens em questões ambientais.