Internacional

Como é que Kyle conseguiu três milhões de dólares a jogar Fortnite?

Tem 16 anos e ganhou a final a solo do campeonato mundial deste jogo. Na edição “mais participada de sempre” da Taça do Mundo de Fortnite estiveram em jogo mais de 30 milhões de dólares em prémios

Mike Stobe/ Getty Images

“Não há palavras que expliquem o que sinto neste momento, estou tão feliz.” A frase, e a falta da de palavras também, é digna de um qualquer campeão que acaba de conquistar uma vitória há muito desejada. Foi o que aconteceu com Kyle Giersdorf, que tem 16 anos e é mais conhecido 'Bugha, que venceu a Taça do Mundo daquilo que mais gosta: o Fortnite. E isso deu-lhe não só uma taça como um outro prémio: três milhões de dólares (aproximadamente 2,7 milhões de euros).

A competição daquele que é um dos jogos de electrónicos em rede mais populares atualmente reuniu milhares de jogadores no estádio de Arthur Ashe, em Nova Iorque. Estavam em jogo prémios de cerca de 30 milhões de dólares (cerca de 27 milhões de euros) distribuídos por várias categorias, revela o jornal britânico “The Independent”. Bugha venceu o prémio mais cobiçado: o de melhor jogador individual.

Mas como é que um jogo electrónico consegue criar uma competição com prémios superiores àquele que, por exemplo, Novak Djokovic recebeu após a vitória do torneio de Wimbledon há dias? Popularidade, justifica a Epic Games, empresa criadora do Fortnite. Esta, acrescenta, foi a “competição mais participada de sempre”, com a lotação do estádio (23 mil pessoas) esgotada e muitos outros milhares a acompanharem o evento online.

Os primeiros lugares da competição foram conquistados por norte-americanos.

Para se participar na prova que decorreu este fim de semana, os jogadores tinham de passar por um qualificação de 10 semanas de vencer o mínimo.

Já na categoria de pares, os vencedores foram Emil Bergquist Pedersen e Thomas Arnould. Ambos têm 16 anos, o primeiro era norueguês e é conhecido por Nyhrox, o segundo é austríaco e apresenta-se como Aqua. Levaram 2,25 milhões de dólares (cerca de dois milhões de euros). O segundo lugar foi ocupado pelo britânico Jaden Ashman (Wolfiez), de 15 anos, que explicou à BBC como se prepara: oito horas diárias de jogo.

O Fortine é um jogo de guerra jogado ao mesmo tempo por vários jogadores em rede e que tem mais de 120 milhões de adeptos em todo o mundo.