Internacional

Cinco mortos em invasão a hotel em Nairobi

Pelo menos duas explosões e tiros foram ouvidos esta quarta-feira numa unidade hoteleira, na capital do Quénia. Ataque, que foi reivindicado pelo grupo al-Shabaab, ainda está a decorrer

THOMAS MUKOYA/REUTERS

Quatro homens armados invadiram esta terça-feira o complexo de um hotel de luxo em Nairobi, situação que está a ser encarada pelas autoridades como um ataque terrorista. Testemunhas relatam à BBC ter ouvido duas explosões e troca de tiros. O ataque resultou em, pelo menos, cinco mortos, segundo uma fotojornalista da AFP (Agence France-Press), conta o "The Independent".

No entanto, a versão oficial, e normalmente mais cautelosa, dita para já um morto e quatro feridos na invasão ao DusitD2.

O ataque, reivindicado pelo grupo terrorista al-Shabaab, ainda está em curso. Algumas horas depois ainda estão ser registadas trocas de tiros. No início da tarde foram difundidas imagens em que se podia ver veículos estacionados no parque do hotel DusitD2 a arder.

No local, encontram-se várias ambulâncias e elementos da polícia e da brigada contra o terrorismo, que tentam retirar turistas e funcionários do edifício. As autoridades pedem também à população para se manter longe do local.

As pessoas abandonaram o hotel escoltadas por agentes fortemente armados, tendo um dos homens levados saído com uma ferida de bala nas costas, enquanto outras pessoas também apresentaram ferimentos. A Cruz Vermelha apela, por isso, a doações de sangue nos hospitais mais próximos.

Desde 2011, que o grupo Al-Shabaab tem conduzido ataques no Quénia, depois de o país ter enviado militares para ajudarem a combater os terroristas na Somália. Há seis anos, 67 pessoas morreram durante um ataque a um centro comercial em Nairobi, que foi reivindicado pelo mesmo grupo radical.