No dia 11 de dezembro, em Lisboa, foram premiadas 39 entidades no âmbito do Prémio BPI Fundação “la Caixa” Infância. Cada projeto recebeu, em média, mais de 36 mil euros. Em conjunto, a ajuda vai apoiar mais de 9 mil crianças e jovens em todo o país.
As entidades premiadas tentam criar condições para que o desenvolvimento das crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social até atingirem a idade adulta seja o melhor possível. Nesse sentido apresentam respostas como, por exemplo: o reforço escolar, a promoção do desporto e criatividade, o acesso a bens e serviços básicos, bem como formações para os tutores de desenvolvimento de competências parentais.
A diretora executiva da Direção de Comunicação e Marca do BPI, Constança Macedo, recorda a ajuda prestada desde a criação do Prémio Infância e não deixa esquecer a importância do “papel da família no dia a dia destas crianças”.
O Prémio Infância, criado em 2019, ajudou mais de 35 mil crianças e jovens desde a sua criação. E apesar de ser o prémio “mais novo” entre os prémios BPI Fundação “la Caixa”, já atribuiu a 155 projetos cinco milhões de euros.