Sabia que as vendas por e-commerce podem atingir, em 2023, mais de 9 mil milhões de euros, estimando-se que cresça a uma média anual de 5% até 2027? Os dados são da consultora IDC Portugal para a ACEPI, a Associação da Economia Digital Portugal, e revelam ainda que mais de metade dos portugueses (58%) já faz compras online. Por seu lado, o relatório de e-Commerce 2023 dos CTT assinala que 22,8% dos compradores dizem ter abandonado o seu carrinho devido a insatisfação com o prazo de entrega ou com as modalidades de entrega (17,7%), e a consultora Accenture evidência, no estudo Reinventing the Last Mile, que, em termos globais, 66% dos consumidores valorizam os envios no mesmo dia da compra, com quase metade a relatar ser mais provável realizarem uma compra online se a opção de entrega no mesmo dia estiver disponível.
A evolução do e-commerce e do comportamento dos consumidores está a levar as empresas a procurarem soluções que lhes permitam oferecer aos clientes uma experiência de compra online diferenciada, através de serviços de entrega de encomendas que garantam uma chegada ao destino rápida, segura, eficiente e personalizada.
MÃO-CHEIA DE BENEFÍCIOS
Se tem uma empresa que oferece entregas ao domicílio, sabe que a conveniência, a diferenciação nas operações de logística e a satisfação dos clientes são três boas razões para que o seu negócio seja bem-sucedido. E quanto mais rápidas forem as entregas, mais significativos são os benefícios, não só ao nível das vendas como também da eficiência operacional, da fidelização de clientes, da reputação da marca, da competitividade e, claro, da experiência de compra dos seus clientes no seu todo, já que veem as suas necessidades imediatas satisfeitas agilmente. A adição da opção de entregas rápidas nos canais digitais diferencia, assim, positivamente as marcas que o façam, levando a que os clientes optem por estas marcas não só pela qualidade dos seus produtos como também pela conveniência da sua entrega.
UM PARCEIRO À MEDIDA DAS SUAS NECESSIDADES
A Uber é reconhecida pela sua abordagem inovadora e tecnológica na gestão de serviços de transporte e entregas, proporcionando rapidez, flexibilidade, conveniência e eficiência aos seus utilizadores e parceiros comerciais.
Com o lançamento do serviço Uber Direct, a marca pretende ser o parceiro de eleição para entregas rápidas on-demand, ou seja, disponível a todo o momento e quando o cliente solicitar. O que é que isto significa?
O Uber Direct dispõe de uma rede de parceiros de entrega partilhada com o Uber Eats, oferecendo assim uma das maiores redes de estafetas em Portugal para pedidos on-demand. Está presente em mais de 100 cidades do país e disponível sete dias por semana, 24 horas por dia, nos dois principais centros urbanos.
As empresas que utilizarem este serviço pagam apenas uma taxa com base na distância e têm controlo sobre as suas margens, podendo suportar os custos ou transferi-los para os seus clientes.
A plataforma de entregas do Uber Direct garante, ainda, um serviço adaptado à realidade de todos os parceiros, independentemente da sua dimensão. Para empresas com grande volume de entregas, o Uber Direct oferece uma interface específica, 100% automatizada, de integração com o site da marca, que permite agilizar os pedidos de entrega e assegurar uma maior eficiência e produtividade.
No caso das organizações com volumes de entregas mais reduzidos ou que pretendam testar a plataforma, o painel de controlo (dashboard) da plataforma possibilita a realização de pedidos de estafetas manuais - uma solução mais rápida de implementar.
FACILIDADES TAMBÉM PARA CLIENTES
Por outro lado, o controlo da marca e dos dados dos clientes mantêm-se do lado da empresa, enquanto o Uber Direct é responsável pela parte das entregas, garantindo que o parceiro se foca exclusivamente no investimento no próprio site e no seu cliente, não precisando de se preocupar com a gestão logística.
Esta solução utiliza uma plataforma tecnológica avançada que oferece diversas opções de delivery, para que os parceiros possam, também eles, adaptar o serviço às necessidades dos seus próprios clientes. Entre as várias facilidades está o agendamento das entregas até 30 dias de antecedência, em alternativa, ao serviço Expresso, com entregas em poucos minutos, conforme for mais conveniente a cada momento. Em qualquer opção, os clientes recebem estimativas de chegada e a localização do estafeta em tempo real. Também podem partilhar instruções de entrega com os estafetas de forma segura e a plataforma garante que a entrega foi cumprida com sucesso através de um PIN de confirmação.
O Uber Direct é uma solução inovadora que responde de forma eficiente à crescente procura por entregas rápidas no e-commerce. Com uma ampla rede de estafetas, horários alargados e opções personalizáveis, destaca-se como um parceiro estratégico, proporcionando eficiência operacional, diferenciação competitiva e uma experiência de compra excecional para as empresas.