No dia 19 de outubro, em Coimbra, e no âmbito da 8.ª edição do Prémio BPI Fundação “la Caixa” Solidário, 26 instituições privadas sem fins lucrativos receberam, globalmente, apoios de 1.025.590 euros para “ajudar quem ajuda”.
Cada entidade vencedora recebeu, em média, 40 mil euros para apoiar processos de autonomização ou de empregabilidade de pessoas em situação de vulnerabilidade acrescida, como sem-abrigo, vítimas de violência, migrantes ou refugiados. Os projetos apresentados proporcionam respostas diversas a necessidades básicas como por exemplo a habitação e a empregabilidade.
O professor António Barreto, presidente do júri dos Prémios BPI Fundação “la Caixa”, destaca o trabalho meritório das associações e das instituições vencedoras e o contributo crescente e cada vez mais presente das pessoas “que prestam apoio voluntariamente a quem sofre e que ajudam a sobreviver quem é vulnerável”.
Lançada em 2016, a iniciativa já premiou 181 projetos, ajudando cerca de 38 mil pessoas em situação de vulnerabilidade social através da atribuição de 6,4 milhões de euros.