PUB

5 ideias com pegada verde para percorrer Portugal de lés a lés

Vá de Férias. Conduza Carbono Neutro. A pé, a pedalar, de barco ou de carro descubra o melhor de Portugal com consciência ecológica e a ajuda da bp, em paz com a natureza e as nossas raízes culturais. Escolhas que fazem a diferença não só no ambiente como no nosso bem-estar

É possível fazer férias ou escapadinhas ecológicas, usufruindo ao máximo das riquezas naturais, paisagísticas e culturais que Portugal oferece. A diferença está nas decisões que tomamos, tanto ao nível dos destinos que escolhemos como da forma como nos deslocamos. Se formos de carro podemos minimizar o consumo de combustível com uma condução responsável ou optar, se possível, por produtos menos poluentes, com biocombustíveis incorporados, ou por veículos a GPL, elétricos ou híbridos. Para pequenos percursos ou de aventura, a bicicleta ou caminhar são excelentes e saudáveis alternativas não só no tempo de lazer como no dia a dia.

Entretanto, também há da parte de empresas iniciativas sustentáveis a decorrer com o objetivo de contribuírem para a tão necessária neutralidade carbónica que irá limitar o aquecimento global do planeta. É o caso da bp, que além de disponibilizar os combustíveis Ultimate com tecnologia Active, que aumentam a eficiência e reduzem os consumos dos veículos, está a compensar as emissões de carbono de todos os seus combustíveis (gasóleo, gasolina e GPL) através do programa bp Target Neutral, utilizando créditos de carbono gerados a partir de projetos globais que financiam a utilização de energias renováveis, baixo carbono e a proteção das florestas.

E porque o verão convida a sair de casa, tome nota destas sugestões ecoturísticas. Entre os básicos de que precisa estão a roupa e calçado confortáveis, chapéu e protetor solar, máquina e fotográfica e, claro, álcool-gel e máscara social. Divirta-se!

Descobrir a Formosa a pé ou de barco

A beleza do Algarve não está exclusivamente nas suas praias de dourados areais. Em quase toda a extensão do Sotavento Algarvio (de Ancão à Manta Rota) existe uma área lagunar de grande valor ecológico, científico, económico e social que dá pelo nome de Parque Natural da Ria Formosa. Património da natureza, possui uma enorme riqueza em biodiversidade tanto de flora como de fauna. É aqui que uma espécie de aves rara ­ o caimão ou galinha-sultana (Porphyrio porphyrio) ­ pode ser observada no seu próprio habitat. Para explorar este sapal de forma eco-friendly, sugerimos-lhe que opte por sulcar as águas serenas da ria num barco movido 100 por cento a energia solar: os silenciosos Solar Moves oferecem uma experiência única a bordo com partida de Cabanas de Tavira. Se preferir ver mais de perto os encantos da ria e da pitoresca cidade de Tavira, esta empresa organiza também passeios a pé e, pelo caminho, prove os deliciosos figos-da-índia da região e observe as lindíssimas aves com que se vai cruzando. Não se esqueça, mesmo, da máquina fotográfica porque as paisagens são deslumbrantes.

Saiba mais em: solarmoves.pt

Dormir embalado pelas águas do Alqueva

Deixe-se encantar pela magia do Alentejo profundo e viva experiências ímpares a bordo de um barco-casa, onde inclusive poderá cozinhar e dormir. A cerca de um quilómetro da recente praia fluvial da Amieira, no concelho de Portel, encontra a Amieira Marina, ponto de partida para um passeio inesquecível de um ou mais dias, que tem ao dispor do visitante embarcações tecnologicamente avançadas para navegar no grande lago em que se transformou a albufeira do Alqueva sem se necessitar de carta de marinheiro. Ao longo das suas margens, onde poderá acostar, há oportunidade para conhecer as várias aldeias ribeirinhas ­ Amieira, Alqueva, Campinho, Estrela, Juromenha, Luz, Monsaraz ­ e a vila de Mourão, saborear a deliciosa gastronomia local e dedicar-se a uma série de atividades na natureza, como, entre outras, stand-up paddle, canoagem, pesca, andar de bicicleta, fazer esqui aquático, wakeboard e, à noite, observar as estrelas no céu noturno, cujas características permitiram o desenvolvimento de uma Reserva Dark Sky.

De destacar que os barcos-casa da Amieira Marina são amigos do ambiente, pois dispõem de separadores prévios de gorduras e de hidrocarbonetos, bem como um sistema de pump-out, destinado a recolher as águas armazenadas nos seus tanques de retenção.

Saiba mais em: amieiramarina.com

Volta a Portugal… em BTT

Se tem pedalada e espírito aventureiro, descubra Portugal de bicicleta através dos inúmeros trilhos e rotas que existem de norte a sul e ilhas. Sem pressas, ao seu próprio ritmo e capacidades, sozinho ou acompanhado. Como começar? Existem no país Centros de BTT homologados pela União Velocipédica Portuguesa / Federação Portuguesa de Ciclismo que ajudam a planear a viagem. Estão equipados com instalações permanentes de receção e apoio ao ciclista e incluem uma rede estruturada de percursos sinalizados que diferem pelo seu grau de exigência física e técnica. Muna-se, então, de toda a informação e mapas e deixe-se seduzir por longos passeios a pedalar, como os 50 quilómetros da bela Ecopista do Dão, o esplendor das paisagens açorianas das ilhas Terceira, São Miguel, Pico e Santa Maria, as reservas naturais da grande rota do Vale do Côa, a apaixonante Rota Vicentina, ou ainda, entre outros passeios, ir de Chaves a Faro pela mítica Estrada Nacional 2, a “route 66” portuguesa que “corta” Portugal ao meio e atravessa quatro serras, 11 distritos e 11 rios ao longo dos seus 739,26 quilómetros.

Saiba mais em: portuguesetrails.com

Mergulhos cristalinos na “capital” das piscinas naturais

Nem só de neve vivem as escapadinha à serra. No verão, os amantes da montanha e do contacto pleno com a natureza têm na Estrela um verdadeiro manancial a explorar. E se nunca ouviu falar da “capital” das piscinas naturais, então parta à descoberta de Cortes do Meio, no concelho da Covilhã, localidade que se estende desde o planalto da zona protegida das Penhas da Saúde até à verde planície do Ourondinho. Um caminho entrecortado pela sua ribeira semiglaciar, curso de água límpida e pura que esconde vários segredos de encantos únicos. É o caso dos seus 14 “poços”, 12 dos quais facilmente acessíveis e apropriados a banhos, que mais não são do que verdadeiras piscinas naturais formadas à medida que belas quedas de água vão direcionando as águas pelos declives serpenteantes do terreno. Desta rota que convida a mergulhos refrescantes ou a fotografias memoráveis fazem parte os Poços: Fatela, Ponte Velha, Monteira (praia fluvial), Azenhas, Funil, Forno Velho, Formiga, Combarão, Embude, Penha Fundeira, Inferno ou Penha Cimeira, Brejo, Meio Quartilho e o da Cascata, que termina numa lagoa.

O vale das Cortes pode ainda ser explorado de BTT (Rota da Broa ­ percursos curto e longo) ou a pé (Rota das Ribeiras).

Saiba mais em: freguesiacortesdomeio.pt

Caminhar pelo Douro Vinhateiro

Uma oportunidade para conhecer, sob os seus pés, as impressionantes paisagens do Douro Vinhateiro, Património da Humanidade, descobrir as tradições locais e visitar as quintas onde se produz o lendário vinho do Porto ou o tão apreciado vinho de mesa desta região nortenha. Os programas da Portugal Green Walks, que podem ir de um a 15 dias e incluem alojamento e transfers, são 100 por cento responsáveis ambientalmente: além do selo Clean&Safe, não fomentam o uso de plástico de uso único, recorrem a produtos locais e todos os materiais que utiliza são recicláveis.

A mais recente tour lançada é uma experiência de nove dias que, além de percorrer o Vale do Douro (percurso circular de São Mamede da Ribatua e Alijó-Pinhão), passa ainda por localidades abrangidas pelo Parque Nacional da Peneda-Gerês (percursos circulares do Lindoso, da serra Amarela, e Lindoso-Soajo) e pelas praias da Costa Verde (Caminha-Vila Praia de Âncora-Viana do Castelo).

Saiba mais em: portugalgreenwalks.com