Projetos Expresso

A inovação terapêutica ao serviço do tratamento do cancro

As declarações dos protagonistas do encontro do Expresso “Caminhar para a saúde do futuro: a inovação terapêutica ao serviço do tratamento do cancro”, que contou com o apoio da BeOne Medicines

“A inovação é esperança”, lembra Manuel Abecasis, presidente da APCL

“O diagnóstico de alguns tumores não tem impacto na sobrevivência global da pessoa”, explica Maria Gomes da Silva, presidente da Sociedade Portuguesa de Hematologia

“Neste momento, só nesta área das células CAR-T, estão em curso mais de 1600 ensaios clínicos”, conta Paulo Lúcio, diretor da Unidade de Hemato-Oncologia na Fundação Champalimaud

“Gostaríamos que o país em si fosse abordado mais frequentemente para ensaios clínicos, sobretudo mais precoces”, afirma José Luís Passos Coelho, presidente da Sociedade Portuguesa de Oncologia

“Nenhuma instituição sozinha é capaz de abordar o cancro por si mesma, nem de produzir avanços significativos, precisamos de nos unir todos”, garante Cristina Garcia Medinilla, diretora-geral da BeOne Medicines em Espanha e Portugal

“Temos que encontrar um equilíbrio para que o doente tenha acesso rapidamente à verdadeira inovação e de uma forma homogénea a nível nacional”, defende António Araújo, diretor do Serviço de Oncologia Médica da ULS Santo António

“Precisamos, sobretudo, de introduzir mais gestão”, acredita Joaquim Cunha, diretor executivo Health Cluster Portugal

“A entidade reguladora (INFARMED) tem feito esforços bastante importantes na tentativa de colmatar o tempo que medeia entre a aprovação e o acesso ao medicamento”, esclarece Patrícia Alexandra Cavaco, presidente da APFH

“Temos que nos preocupar com a sustentabilidade e temos que ser conscientes que nós não temos a capacidade de pagar tudo para toda a gente”, destaca Raquel Chantre, vice-presidente da APAH

“Tudo o que nós podermos fazer para ajudar as pessoas a lidar com esta doença será muito positivo”, conclui André Veras, country manager da BeOne Medicines

Este projeto é apoiado por patrocinadores, sendo todo o conteúdo criado, editado e produzido pelo Expresso (ver Código de Conduta), sem interferência externa.