DongFeng, BYD, Xpeng, Leapmotor, Hongqi. A lista podia continuar. As fabricantes chinesas de automóveis estão em força na 90ª edição do Salão Automóvel de Paris, que abre as portas esta segunda-feira, no centro de exposições Expo Porte de Versailles, para se prolongar até ao próximo dia 20 de outubro.
Nem sequer a guerra de tarifas aduaneiras sobre a importação de carros elétricos chineses mantida pela União Europeia travou o ímpeto comercial das construtoras automóveis daquele país asiático, nesta incursão a um dos mais emblemáticos certames do sector à escala global.
Leapmotor junta-se à Stellantis com novidades em Paris
A prova disso é que, por exemplo, a construtora automóvel chinesa Leapmotor escolheu Paris para apresentar as suas novidades para a mobilidade elétrica. A participação da marca chinesa neste certame surge poucas semanas após a estreia europeia da joint-venture Leapmotor International, em Milão, detida a 51% pela Stellantis e a 49% pela Leapmotor.
Esta apresentação em Paris coincide também com a abertura, em alguns mercados, das encomendas dos primeiros modelos disponibilizados na Europa, o citadino T03 e o SUV C10.
O novo B10, um SUV do segmento C destinado a competir no mercado mundial, vai fazer a sua estreia mundial no stand de Paris, juntamente com o C16, proposta que faz a sua primeira aparição num evento europeu.
“Com a possibilidade de contar com os canais de distribuição da Stellantis, a Leapmotor International pretende aumentar para 350 o número de pontos de venda de veículos Leapmotor até ao final de 2024. Nos próximos três anos, a Leapmotor espera lançar pelo menos um modelo por ano”, disse a empresa em comunicado.
A comercialização do pequeno citadino Leapmotor T03 em Portugal está prevista para o início do próximo ano. O preço ainda não foi divulgado mas algumas fontes do mercado apontam para um valor abaixo dos 20 mil euros.
Citroën com várias estreias mundiais
A histórica marca do grupo Stellantis vai revelar em Paris o novo C3, proposta que está atualmente a ser lançada na Europa e que conta já com mais de 50.000 encomendas. Está disponível em versões a gasolina, em híbrido e em versão elétrica, com uma autonomia superior a 320 quilómetros.
A pensar nas famílias a Citroën apresenta pela primeira vez em público o novo C3 Aircross, um SUV compacto para até 7 pessoas, e serão colocadas no mercado versões a gasolina, híbrida de 136 cv e elétrica (em versão de 5 lugares).
A Citroën irá mostrar também o seu renovado C4 e fará em Paris a estreia mundial do C4 X. A olhar para o futuro, a marca francesa promete revelar ao mundo automóvel o C5 Aircross Concept.
A Citroën mostra ainda, pela primeira vez, os novos Ami & Ami Buggy Vision. O Ami, o elétrico mais barato da marca, muda em 2025.
Apresentado ao lado do novo Ami, do qual retira as suas inspirações de estilo, o Ami Buggy Vision “resulta de uma carta branca dada aos designers da Citroën para imaginarem o companheiro ideal para as atividades lúdicas, de praia e de desportos náuticos. Aqui apresentado numa configuração adaptada ao kitesurf, este simpático aventureiro joga com o contraste de cores e está pronto para enfrentar os trilhos”, resume a marca.
Alfa Romeo evoca o ‘Made in Italy’
O destaque da italiana Alfa Romeo vai para a estreia internacional do novo Alfa Romeo Junior Ibrida Speciale de 136 cavalos de potência. Em lugar de destaque no expositor da marca italiana estará o icónico 33 Stradale, automóvel construído por medida e produzido em apenas 33 unidades, que assume o papel de manifesto da marca italiana e dos seus valores de desportivismo, paixão e Made in Italy.
Há apenas dois anos, o projeto não passava de um sonho. A primeira entrega está prevista para dezembro de 2024. O automóvel construído à medida, que também tem clientes em França, desempenhará, por isso, um papel de protagonista no expositor da Alfa Romeo.
Haverá também espaço para a antevisão do novo Tonale MY25, o premiado C-SUV da Alfa Romeo com um interior renovado. O modelo em exposição é a versão Veloce em configuração híbrida, com um motor de 160 cavalos.
Para completar a exposição em Paris, o Giulia Quadrifoglio Super Sport, um potente automóvel de 520 cavalos surge numa edição especial limitada, também disponível como Stelvio, que presta homenagem à história desportiva da marca.
Carlos Tavares à beira da reforma
Um dos gestores do mundo automóvel de quem mais se tem falado nas últimas semanas é o português Carlos Tavares, presidente executivo do grupo Stellantis, que congrega 14 marcas.
O gestor estará presente no Salão Automóvel de Paris e irá participar numa mesa redonda para falar, acima de tudo, da estratégia do grupo que lidera.
Ainda há poucos dias, assim que foi anunciada a sua passagem à reforma, no início de 2026, as ações do grupo derraparam nas bolsas de Paris e de Milão, pois o mercado não gostou de saber que se iria retirar.
Recorde-se que o grupo Stellantis, que é o quarto maior do sector a nível mundial, já há alguns meses que vem evidenciando desgaste financeiro, com os ganhos operacionais do primeiro semestre a refletirem uma quebra homóloga de 40%.
Gestão da Stellantis refrescada
Por essa razão, Carlos Tavares operou há poucos dias uma série de mudanças na gestão do grupo, com a concordância total do presidente do conselho de administração, John Elkann.
Assim, Antonio Filosa foi nomeado Chief Operating Officer (COO, ou administrador com o pelouro operacional) para a América do Norte, além de CEO (presidente executivo) da marca Jeep, sucedendo a Carlos Zarlenga, cuja futura posição será objeto de uma nova comunicação.
Jean-Philippe Imparato foi nomeado COO da divisão Europa Alargada, função que acumulará com o seu cargo de CEO da Pro One, sucedendo a Uwe Hochgeschurtz, que deixará a empresa.
Doug Ostermann foi nomeado Chief Financial Officer (CFO, administrador financeiro), sucedendo a Natalie Knight, que deixará a empresa.
Gregoire Olivier foi nomeado COO para a China e continua a ser o responsável de ligação com a Leapmotor, tirando partido do seu conhecimento especializado e da sua experiência no mercado chinês.
Santo Ficili foi nomeado CEO da Maserati e da Alfa Romeo e membro da equipa executiva de topo.
Por outro lado, e para impulsionar o desempenho comercial, a organização da cadeia de abastecimento será transferida da divisão de compras para a divisão de produção, liderada por Arnaud Deboeuf.
No Salão Automóvel de Paris, que começa esta segunda-feira, espera-se que Carlos Tavares possa abrir um pouco mais a porta não apenas quanto à situação atual do grupo que gere, mas também quanto ao seu futuro como gestor, pois há várias fontes do sector que não acreditam que ele se afaste totalmente do mundo automóvel.