Economia

Atrasos de voos controlados pela NAV Portugal desceram 71% no verão

Houve uma melhoria do desempenho do controlo de tráfego aéreo da NAV entre julho e setembro deste ano face a 2024, em resultado do novo sistema de navegação e do aumento do número de controladores aéreos

NUNO BOTELHO

Os atrasos médios dos voos controlados pela NAV Portugal desceram 71%, entre junho e setembro, em termos homólogos, avançou a empresa, em comunicado.

A melhoria resulta, segundo a mesma fonte, de uma maior eficácia do novo sistema do tráfego aéreo mas também do aumento do número de controladores. A NAV tem atualmente cerca de 370 controladores, que controlam, entre outros, o congestionado Aeroporto Humberto Delgado, que se encontra no fim da tabela em termos de pontualidade na Europa.

“Durante os meses de junho a setembro, os atrasos médios em rota nos voos controlados pela NAV Portugal recuaram para 0,07 minutos por voo, correspondendo a uma redução de 71% face ao período homólogo, num contexto em que o tráfego aéreo cresceu 6,5%”, destacou a gestora do controlo do tráfego aéreo nacional.

Uma recuperação que ocorre ao mesmo tempo que o desempenho do Aeroporto Humberto Delgado foi considerado pela Eurocontrol como um dos piores em pontualidade entre os 20 maiores aeroportos europeus.

O último relatório da Eurocontrol, publicado no início de setembro, revela que de junho a agosto o Humberto Delgado foi considerado o pior aeroporto da Europa em temos de pontualidade e o único dos 20 maiores aeroportos europeus, a par de Atenas, que piorou desempenho de 2024 para 2025.

De acordo com a NAV, foram registados 18,3 mil minutos de atraso em 274,7 mil voos controlados, sendo que neste verão “foi igualmente alcançada uma redução significativa nos atrasos nos aeroportos nacionais". Em Lisboa, “onde o tráfego cresceu 0,8% no verão, os minutos de atraso imputáveis à operação da NAV Portugal caíram 54,8%”, sublinha a empresa.

Desta forma, indica a empresa “no conjunto das operações – atrasos em rota e atrasos em aeroporto –, o total de atrasos recuou 45,1% face ao verão de 2024”.

De acordo com os dados disponibilizados pela gestora, a tendência confirma-se também no acumulado do ano, sendo que entre janeiro e setembro, “o tráfego controlado aumentou 5,9%, ultrapassando os 596 mil voos, enquanto os atrasos médios em rota recuaram 7,7%”.

A NAV disse que a operação em Lisboa voltou a destacar-se, com os minutos de atraso no aeroporto Humberto Delgado a caírem 36,7%, sendo que “no total das operações, os atrasos diminuíram 27% desde o início do ano”.

A gestora referiu ainda que “já se encontra com um valor de atraso médio por voo em rota de 0,26 minutos”, que fica abaixo do objetivo definido no plano nacional de desempenho nacional (0,30 minutos) aprovado pela Comissão Europeia.