Exclusivo

Transportes

Aeroporto não se constrói só com investimento privado e precisa de consenso para avançar, alerta especialista

O Governo vai ter de explicar aos contribuintes como irá financiar o novo aeroporto, a terceira travessia e a alta velocidade, e criar consensos na sociedade se quer que o processo avance sem obstáculos, avisa Nuno Gil, professor na Universidade de Manchester e especialista no investimento em infraestruturas. “Não acredito que o aeroporto possa ser financiado só pelo privado” face às atuais exigências sociais e ambientais

Matilde Fieschi

O paradigma do investimento em grandes infraestruturas mudou no século XXI, e os aeroportos nas democracias liberais só se fazem com o consenso da sociedade e a concordância dos ambientalistas, avisa Nuno Gil, doutorado em Engenharia Civil e Ambiental na Universidade da Califórnia, e professor na Alliance Manchester Business School, onde investiga e leciona cursos relacionados com o investimento em grandes infraestruturas, os chamados "megaprojectos", abordando questão como o planeamento, a criação de valor e os ecossistemas sociais e económicos que os envolvem.

Defende, por isso, em entrevista ao Expresso, que o país tem de iniciar debate do financiamento e do impacto social o quanto antes para não perder mais tarde anos a lutar na justiça. "Há uma questão que eu ainda não vi discutida, e que é relevante: quem é que vai financiar estes investimentos. Não acredito que um aeroporto possa ser financiado só pelo privado. As exigências sociais e ambientais vão ser tantas, e há muitas infraestruturas de apoio que vão ter que ser construídas", afirmou.