Os aeroportos nacionais movimentaram 4,3 milhões de passageiros em fevereiro, uma subida homóloga de 7,3%, divulgou esta segunda-feira o Instituto Nacional de Estatística (INE).
De acordo com as estatísticas rápidas do transporte aéreo, publicadas pelo INE, no segundo mês do ano, "nos aeroportos nacionais movimentaram-se 4,3 milhões de passageiros e 19,6 mil toneladas de carga e correio, correspondendo a variações de +7,3% e +16,3%, respetivamente, face a fevereiro de 2023".
Em janeiro, o movimento de passageiros tinha crescido 1,6% e o movimento de carga e correio 9,6%.
No início deste ano, “continuou a verificar-se máximos históricos nos valores mensais de passageiros nos aeroportos nacionais” sendo que, no mês em análise, o desembarque médio diário de passageiros situou-se nos 76,6 mil.
Em termos de mercados, no acumulado de janeiro e fevereiro, França foi o principal país de origem e de destino dos voos, seguindo-se Espanha e Reino Unido.
Entre janeiro e fevereiro, o aeroporto de Lisboa movimentou 56,1% do total de passageiros (4,7 milhões), face ao mesmo mês do ano anterior. Já o aeroporto do Porto concentrou 23% do total de passageiros movimentados (1 milhão).