Em dezembro de 2023, as vendas de novos carros elétricos na União Europeia caíram, pela primeira vez, desde abril de 2020 (durante o pico da pandemia), numa quebra homóloga de 16,9%, para 160,7 mil unidades.
Esta diminuição, segundo a Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis (ACEA, na sigla em inglês), “pode ser atribuída a um desempenho comparativamente robusto em dezembro de 2022 e a uma significativa desaceleração homóloga na Alemanha (-47,6%)”, que é o maior mercado para carros elétricos no espaço europeu.
Venda de elétricos no total de 2023 aumentou 37%
No entanto, e ainda segundo os dados divulgados esta quinta-feira pela ACEA, as vendas europeias de carros elétricos em 2023 ultrapassaram 1,5 milhão de unidades, refletindo um aumento de 37% em relação a 2022.
A quota de mercado de carros elétricos na Europa atingiu os 14,6% em 2023, ficando acima da quota preenchida pelos carros a gasóleo, que ficou pelos 13,6% (abaixo dos 16,4% de 2022).
No mercado português, o crescimento homólogo das vendas de carros elétricos foi da ordem dos 85,8%, um dos aumentos mais significativos de toda a União Europeia.
Mercado contrai pela primeira vez em 16 meses
Em dezembro de 2023, o mercado automóvel em geral na UE registou uma quebra homóloga de 3,3%, com 867.052 unidades vendidas. Dezembro marcou também, segundo a ACEA, “o primeiro mês de contração após 16 meses consecutivos de crescimento”.
A maior quebra foi registada precisamente no ‘motor da Europa’, a Alemanha, onde o mercado de venda de automóveis caiu 23% no passado mês de dezembro, face a igual mês do ano anterior. Pelo contrário registaram-se aumentos em países como França (+14,5%) e Espanha (+10,6%).
No seu conjunto, em 2023, o mercado automóvel na UE terminou com uma expansão de 13,9% em comparação com 2022, atingindo um volume anual de vendas de 10,5 milhões de unidades.
Só a Hungria não cresceu
Todos os mercados da UE cresceram no ano passado, exceto a Hungria (-3,4%). De acordo com os dados da ACEA, foram registados ganhos de dois dígitos na maioria dos mercados, incluindo três dos maiores: Itália (+18,9%), Espanha (+16,7%) e França (+16,1%). Por outro lado, a Alemanha registou um aumento homólogo mais modesto de 7,3%, influenciado pelo fraco desempenho do mês de dezembro, como ficou referido atrás.
Quanto aos carros elétricos, a ACEA confirma que já se estabeleceram como a terceira escolha mais popular para os compradores europeus em 2023, sendo que a liderança do mercado continua atribuída aos carros a gasolina, com uma quota anual de 35,3%, enquanto os carros híbridos elétricos conquistaram o segundo lugar, com uma participação de mercado de 25,8%.