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TAP: Cateringpor avança com despedimento coletivo após perda acelerada de grandes clientes

Despedimento coletivo envolve 30 trabalhadores. Perda de grandes clientes, como a Emirates, e aumento acentuado dos custos da empresa da TAP que se dedica ao fornecimentos de refeições a bordo estão entre as razões que levaram à decisão

Horacio Villalobos

A perda acelerada de grandes clientes, como a Emirates - segunda maior cliente -, a American Airlines, a Ethiad Airways e a Air Canadá, associada a um aumento da concorrência e a custos "excessivamente elevados", empurraram a Cateringpor, da TAP, para um despedimento coletivo de 30 pessoas, lê-se numa carta de cessação de contrato a que o Expresso teve acesso, e que foi enviada aos trabalhadores visados esta semana.

A Cateringpor, que regressou recentemente ao universo empresarial da TAP SA, tem atualmente 716 trabalhadores. Antes da pandemia tinha cerca de mil. O despedimento coletivo de 30 trabalhadores é o equivalente a 4% do total. Em declarações ao Expresso, a Cateringpor afirma que se trata de “uma decisão difícil”, tomada em nome da “sustentabilidade futura”.