Empresas

Dona da Zara lucra 2,79 mil milhões de euros no primeiro semestre

Lucro da Inditex no primeiro semestre cresceu 0,8%, com o presidente executivo da empresa a considerar satisfatória a evolução das vendas, num “ambiente de mercado complexo”

SOPA Images / Getty Images

A Inditex, empresa espanhola que detém as marcas Zara, Massimo Dutti, Pull & Bear, entre outras, fechou o primeiro semestre do corrente ano fiscal, relativo ao período de 1 de fevereiro a 31 de julho, com um lucro de 2,79 mil milhões de euros, praticamente em linha com o resultado alcançado no ano passado. O resultado líquido avançou apenas 0,8% em termos homólogos.

As vendas do grupo subiram 1,6%, para 18,4 mil milhões de euros, enquanto o EBITDA (resultado antes de juros, impostos, depreciações e amortizações) cresceu 1,5%, para 5,1 mil milhões de euros, revelou o grupo em comunicado divulgado ao mercado esta quarta-feira.

O presidente executivo da Inditex, Óscar Maceiras, sublinhou que a empresa conseguiu “um desempenho sólido”, com “vendas satisfatórias num ambiente de mercado complexo e mantendo níveis elevados de rentabilidade”.

Durante o primeiro semestre o grupo abriu lojas novas em 35 mercados, tendo chegado ao final de julho com 5528 lojas em operação. Espanha representou 15,5% das vendas no semestre (face a 14,7% no ano passado) e o resto da Europa 50,7% (acima dos 49,9% de há um ano), com as operações das Américas e da Ásia a registarem uma ligeira perda de peso no negócio da Inditex.

Para o conjunto do ano a empresa espera uma estabilização da sua margem bruta, num exercício que deverá fechar com investimentos de 1,8 mil milhões de euros. A empresa indicou ainda que o dividendo final relativo aos lucros de 2024 será pago a 3 de novembro, no montante de 0,84 euros por ação.