Liga dos Inovadores

“Daqui, só podemos expandir-nos para o mar ou para o espaço”: novo foguetão europeu tem a altura de um prédio de 20 andares e dedo português

Um foguetão é “um sistema muito complexo, e algumas partes terão de ser compradas no exterior, mas a engenharia, o desenho, o produto será desenvolvido, montado e integrado cá em Portugal”. Projeto obrigará a Omnidea a alargar substancialmente a equipa de profissionais

Tiago Pardal, da Omnidea, na Liga dos Inovadores
José Fonseca Fernandes

A Omnidea vai participar na construção do próximo lançador europeu. Lançador é gíria aeroespacial para foguetão e a Europa só tem, até agora, três.

De passagem pela Liga dos Inovadores, Tiago Pardal explica que os foguetões são construídos por estágios - três andares, em regra, cabendo à Omnidea o primeiro deles. “Até aqui Portugal não ambicionava ter mais de 1% numa missão espacial. Agora vamos ter 20% do próximo lançador europeu”, explica o gestor da empresa.

O projeto, promovido pela Agência Espacial Europeia, obrigará a Omnidea a encontrar um espaço para a construção e alargar substancialmente a equipa de profissionais.

Tiago Pardal com Elisabete Miranda e Pedro Lima, na Liga dos Inovadores
José Fonseca Fernandes

OUTROS TÓPICOS DA CONVERSA

“Até aqui Portugal não ambicionava ter mais de 1% numa missão espacial. Agora vamos ter 20% do próximo lançador europeu”

“Daqui só podemos expandir para o mar e para o espaço”: novo foguetão europeu tem a altura de um prédio 20 andares e dedo português"
“Um foguetão tem de ter um sistema de controle mas só com bits e bytes não se sai do chão, não se chega à lua. É preciso hardware”
“A maior economia da Europa tem um ministro de espaço, Portugal nem sequer tem um ministro com a tutela clara do espaço”
“Gosto de gestores que conseguem montar uma equipa que está com eles porque acredita, e não porque precisa”
“Todos na Europa queremos ir buscar 30% do mercado da SpaceX”

O podcast que nos conta o que de inovador e diferenciador está a ser feito pelas empresas em Portugal. Na “Liga dos Inovadores”, Elisabete Miranda e Pedro Lima conversam com gestores, diretores e profissionais que nos contam histórias que conquistaram o mercado e vão contribuindo para a transformação económica do país e da sua imagem. Falam-nos das vitórias que os trouxeram até aqui, mas também das ansiedades, dos concorrentes que invejam, dos gestores que admiram, dos profissionais que têm e dos perfis que precisam de contratar. Todas as semanas, às quartas-feiras.