Empresas

Shein regista lucro histórico enquanto aguarda 'luz verde' para entrada em bolsa

A gigante loja online chinesa lucrou 2 mil milhões de dólares em 2023, um novo recorde. A empresa aguarda aprovação para entrar em bolsa em Nova Iorque ou Londres

NurPhoto

A ‘gigante’ loja online chinesa Shein (de fast fashion e outros intens) mais do que duplicou os seus lucros enquanto aguarda a aprovação regulamentar de Pequim para avançar com a entrada em bolsa em Nova Iorque ou Londres, escreve o “Financial Times”.

No ano passado, a Shein lucrou 2 mil milhões de dólares, com receitas totais de 45 mil milhões de dólares, revelaram pessoas próximas à empresa, não identificadas pelo jornal. Trata-se de um lucro recorde.

No ano anterior a loja tinha lucrado 700 milhões de dólares e, em 2021 os ganhos tinham atingido os 1,1 mil milhões.

De momento, a empresa encontra-se à espera que os reguladores em Pequim e Washington aprovem a sua entrada em bolsa, que deverá ser a maior oferta pública inicial do ano. O grupo foi avaliado em mais de 60 mil milhões de dólares numa recente ronda de financiamento.

Duas pessoas familiarizadas com o andamento do pedido de Shein disseram esperar que a Comissão Reguladora de Valores Mobiliários da China e a Administração do Ciberespaço da China aprovem a venda de ações nas próximas semanas.

O grupo apresentou documentação confidencial para uma IPO nos Estados Unidos em novembro, mas até ao momento teve poucas notícias dos reguladores norte-americanos. Por isso, procura uma possível alternativa em Londres.

Até ao momento, a Shein não quis comentar os números financeiros.