Unisana Hospitais é a denominação de um novo grupo de saúde privada em Portugal, resultante de uma joint venture entre a capital de risco Atena Equity Partners e a empresa 3T Portugal, anunciaram os parceiros em comunicado, esta sexta-feira, dia 15.
As unidades sob gestão da Unisana Hospitais são três hospitais, localizados em Almada, Torres Vedras e no Porto (neste último caso, em sociedade com a HLine e em parceria com a Venerável Irmandade da Nossa Senhora da Lapa) e duas clínicas em Santarém.
De acordo com a nota de imprensa, em 2023 os cinco estabelecimentos realizaram cerca de 130 mil consultas, 362 mil exames e à volta de cinco mil cirurgias, registando uma faturação agregada superior a 26 milhões de euros.
O sector da hospitalização privada em Portugal tem estado em grande dinamismo, entre aquisições, entrada de capital estrangeiro e expansão das redes das empresas já existentes. De acordo com dados da Associação Portuguesa de Hospitalização Privada, existem 128 hospitais privados, face às 107 unidades de há 10 anos, tendo o número de camas crescido de 10.316 para 11.800. O volume de negócios do sector cresceu 53%: passou de 1486,3 milhões de euros em 2014 (estudo da Augusto Mateus & Associados para o Millennium BCP) para 2275 milhões de euros em 2022 (segundo dados da Informa D&B).
Atualmente, os maiores prestadores de cuidados de saúde privados são a Luz Saúde, nas mãos da seguradora Fidelidade (Grupo Fosun), a CUF, que pertence em 65,85% à José de Mello Capital, 4,15% à Fundação Amélia de Mello e 30% são da Farminveste (universo ANF), e a Lusíadas Saúde, detida pela francesa Vivalto Santé, também dona da Ribera Salud, que ganhou a parceria público-privada (PPP) do Hospital de Cascais.
Investidores querem ter uma rede nacional
O grupo Unisana Hospitais, que conta com Eduardo Moniz como presidente executivo (CEO) tem uma capacidade instalada de dez salas de bloco operatório, 79 gabinetes de consulta e 173 camas de internamento, é referido na nota de imprensa.
Segundo o CEO da Unisana Hospitais, citado no comunicado, o grupo “pretende, a prazo, consolidar uma rede nacional, de identidade local, em colaboração e complementaridade com os sectores público, segurador e social, para levar cuidados de saúde de qualidade a um número crescente de portugueses”.
É ainda referido que o grupo conta com a colaboração de mais de 360 médicos, além de enfermeiros e outros profissionais de saúde e que as respetivas unidades estão posicionadas nas áreas do ambulatório, com consultas, exames de diagnóstico e terapêutica das mais diversas especialidades, bem como atendimento urgente, além de cirurgia e internamento.
A Atena Equity Partners é uma sociedade gestora de capital de risco portuguesa criada em 2014 e investiu em quatro áreas de atividade: indústria, educação, saúde e serviços empresariais. De acordo com o site da empresa, no conjunto, os negócios da Atena somam vendas superiores a 260 milhões de euros por ano, cerca de 2 mil trabalhadores e exportações para mais de 40 países, com presença local em Espanha, Polónia, Brasil, Argélia, Moçambique e Camarões.
A 3T Finance está associada a investimentos na saúde privada, em instalações como o British Hospital (entretanto vendido à Luz Saúde), na rede IMI e em unidades de hemodiálise.
Por sua vez, Eduardo Moniz é sócio na 3T Portugal e ex-CEO do British Hospital, da IMI – Imagens Médicas Integradas e também liderou a antiga parceria público-privada do Centro de Medicina Física e de Reabilitação do Sul, entre outras funções e experiências profissionais.