Empresas

AICEP acorda com grupo sul-coreano um "investimento significativo" em Portugal na área dos semicondutores

A AICEP acordou com o grupo sul-coreano SK um projeto de investimento na área dos semicondutores. O grupo é o terceiro maior produtor mundial de semicondutores

Filipe Santos Costa, presidente da AICEP.
NUNO FOX

A AICEP assinou um memorando de entendimento com a SK hynix, empresa do grupo multinacional sul-coreano SK, para desenvolver um projeto de “investimento significativo” na área dos semicondutores, em 2024, segundo anunciado em comunicado.

A AICEP e a SK hynix reconhecem a necessidade de "cooperação para fazer face à reorganização das cadeias de valor, de modo a estabelecer canais de abastecimento estáveis e resilientes”, lê-se na nota divulgada esta quinta-feira.

Segundo a AICEP, “Portugal tem vindo posicionar-se para atrair produção de semicondutores, tendo em vista fortalecer a autonomia estratégica do país e da União Europeia”.

O grupo sul coreano com quem a AICEP assinou o memorando, na presença do Primeiro-Ministro António Costa, do Ministro da Economia e do Mar, António Costa Silva, e da Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato, é o terceiro maior produtor mundial de semicondutores. O valor do investimento não foi revelado.