Empresas

Fundo britânico Zegona compra Vodafone Espanha por €5000 milhões

A Vodafone vai vender todo o negócio que tem em Espanha ao fundo britânico Zegona o candidato mais forte, só estava à espera de financiamento. Responsáveis da multinacional em Portugal têm dito que a operação portuguesa não está à venda

D.R.

A empresa de telecomunicações Vodafone vai vender todo o negócio que tem em Espanha ao fundo britânico Zegona por 5000 milhões de euros, anunciaram esta terça-feira as duas entidades, num comunicado citado pela Lusa.

Os responsáveis da Vodafone Portugal, atualmente liderada por Luís Lopes, têm dito que o que acontece em Espanha não contagia a operação portuguesa, sendo que são negócios separados. A operação portuguesa, têm assegurado, não está à venda.

O valor da compra, explicou ao Expresso fonte do setor, avalia a Vodafone Espanha a 3,9 vezes o EBITDA (meios operacionais libertos), abaixo dos 6 vezes EBITDA a que a operadora transaciona no mercado. Com a venda de Espanha, a Vodafone fica com a sua operação circunscrita a Portugal, Alemanha, Itália, Reino Unido, Índia e África (Vodacom). A capitalização bolsista da Vodafone situa-se atualmente nos 24 mil milhões de euros, depois de um recuo de cerca de 25% dos títulos este ano.

Com esta operação, a Vodafone dará ao Zegona a licença para usar a marca Vodafone em Espanha durante um período de até dez anos.

As duas empresas assinarão ainda "outros acordos transitórios e a longo prazo" que incluem diversos serviços, disse o Zegona, num comunicado.

A finalização da transação depende ainda de aprovações dos acionistas do fundo Zegona e de entidades reguladoras, devendo estar concluída no primeiro semestre de 2024.

Num comunicado, a presidente executiva da Vodafone, Margherita Della Valle, disse que "a venda da Vodafone Espanha é um passo fundamental para dimensionar" a carteira do grupo com vista ao crescimento, permitindo centrar os recursos "em mercados com estruturas sustentáveis e suficiente escala local".