Empresas

Volkswagen com lucro estável nos primeiros nove meses do ano

Operações financeiras nos mercados de matérias-primas para contrabalançar o risco tiveram um impacto negativo de €2,5 mil milhões nas contas dos primeiros nove meses do ano. O lucro cresceu apenas 0,6%

getty images

O lucro da Volkswagen, dona da Autoeuropa, cresceu 0,6%, para os 12,9 mil milhões de euros, no período entre janeiro e setembro face ao período homólogo, anunciou a construtora de automóveis alemã esta quinta-feira, 26 de outubro.

As receitas aumentaram 15,9%, para os 235,1 mil milhões de euros, ao passo que as vendas de veículos cresceram 8,3% para os 6,8 milhões de viaturas.

O resultado operacional recuou 7%, para os 16,2 mil milhões de euros, devido ao impacto negativo de 2,5 mil milhões de euros em operações de hedging [cobertura de riscos] nos mercados de commodities.

“No terceiro trimestre, um aumento significativo do volume no segmento de carros de passageiros, entre outros, teve um efeito positivo. Porém, este efeito foi contrabalançado pelos custos relacionados com as perturbações na produção de um fornecedor devido a cheias na Eslovénia e a custos de produção maiores”, descreve o grupo no comunicado.

A falta de componentes desse fornecedor esloveno foi a causa principal para a paragem de várias semanas na produção da Autoeuropa iniciada em setembro.

A Volkswagen anunciou que, dada a imprevisibilidade dos mercados de matérias-primas, crê não “ser capaz de compensar os efeitos negativos de 2,5 mil milhões de euros” das operações de hedging. O que signficará que os resultados para a totalidade de 2023 ficarão estáveis face aos de 2022 antes de itens extraordinários, perto dos 22,5 mil milhões de euros.