Empresas

Acionistas da Cofina aprovam venda da dona do "Correio da Manhã" a consórcio que inclui Cristiano Ronaldo

Os acionistas do grupo Cofina aceitaram a venda da Cofina Media, que detém o “Correio da Manhã” e a CMTV, à Expressão Livre, que agrega um conjunto de quadros do grupo, e que conta com o apoio de Cristiano Ronaldo

Edifício sede da Cofina, que detém, entre outros meios, o Correio da Manhã e a CMTV

Os acionistas da Cofina aprovaram esta quinta-feira, em assembleia geral extraordinária, a venda da Cofina Media a um conjunto de quadros da empresa, aos quais se associou o futebolista Cristiano Ronaldo.

Em comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a Cofina revela que o ponto da ordem de trabalhos relativo à proposta da Expressão Livre SGPS teve uma aprovação de 100% dos votos emitidos, embora estes só tenham representado 30,3% do capital social da empresa.

A proposta de compra da Cofina Media que agora teve “luz verde” dos acionistas da Cofina partiu da equipa de gestão (numa operação conhecida na sua nomenclatura em inglês como management buyout, MBO). Para tal, os gestores criaram uma sociedade-veículo, denominada Expressão Livre SGPS, que inclui Luís Santana, Ana Dias, Octávio Ribeiro, Isabel Rodrigues, Carlos Rodrigues, Luís Ferreira, Carlos Cruz, Domingos Vieira de Matos, Paulo Fernandes, João Borges de Oliveira e ainda o futebolista (e empresário) Cristiano Ronaldo.

Em 15 de setembro, a Expressão Livre e a Media Capital, dona da TVI, apresentaram as suas propostas revistas finais, tendo o grupo de gestores da Cofina apresentado uma oferta avaliando a Cofina Media em 56,7 milhões de euros.

Além do “Correio da Manhã” e da CMTV, a Cofina Media detém o “Jornal de Negócios”, a revista “Sábado” e o jornal “Record”.