O fundo de investimento World Opportunity Fund Ltd, sedeado nas Bahamas, passou a ser o acionista de controlo da Global Media, empresa que detém o Diário de Notícias, o Jornal de Notícias e a TSF, entre outros meios de comunicação social. No início deste mês comprou uma nova participação na empresa Páginas Civilizadas ao empresário Marco Galinha, ficando assim com 51% da Páginas Civilizadas, empresa que controla a Global Media.
O fundo, registado num paraíso fiscal e detido pela gestora de fundos Union Capital Group (UCAP Group), de capitais norte-americanos e com sede na Suíça, tinha comprado em julho uma posição de 38% no capital da Páginas Civilizadas, que tem 50,25% da Global Media e 22,35% da agência de notícias Lusa. Comprou esta posição à sociedade Palavras de Prestígio, que tinha 48,22% e passou agora a ter 10,22%.
Agora, no início deste mês, comprou nova participação ao grupo BEL, detido pelo empresário Marco Galinha, que se tinha tornado recentemente o acionista maioritário do grupo de comunicação social e que agora, com estas transações, perdeu o controlo.
A informação foi comunicada à Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC), depois de esta entidade ter solicitado informações sobre as alterações à estrutura acionista da Global, na sequência de uma notícia do ‘Jornal Económico’ que dava conta da compra da primeira participação de 38% da Páginas Civilizadas pelo fundo de investimento.
O regulador dos media refere que “a entidade World Opportunity Fund Ltd, com sede nas Bahamas, registada na Bahamas International Security Exchange como fundo de investimento aberto com a abreviatura “WOF”, comunicou que, por contrato de divisão e cessão de quotas, celebrado em 25 de julho de 2023, adquiriu à sociedade Palavras de Prestígio, Lda., uma quota representativa de 38% do capital social da Páginas Civilizadas, Lda”.
A ERC acrescenta também que “posteriormente, por contrato de divisão e cessão de quotas, celebrado em 21 de setembro de 2023, apresentado a registo em 5 de outubro, a World Opportunity Fund Ltd adquiriu à sociedade Grupo Bel, SA, uma quota representativa de 38% do capital social da Páginas Civilizadas, Lda. O World Opportunity Fund Ltd passou a deter uma participação global na Páginas Civilizadas, Lda., de 51% do seu capital social".
O regulador adianta que a comunicação feita pelo fundo se encontra “em apreciação” e que aguarda que seja feita a atualização dos dados acionistas constantes na Plataforma da Transparência dos Media.
O grupo Global Media avançou recentemente com alterações na sua administração e também na direção dos seus meios de comunicação social que têm suscitado polémica, nomeadamente na TSF e no Diário de Notícias.