O preço por litro do gasóleo deverá descer 0,5 cêntimos por litro a partir de segunda-feira, ao passo que o da gasolina deverá cair 3 cêntimos, avançou ao Expresso fonte do setor.
Os valores médios praticados nas bombas na quinta-feira, 9 de maio, segundo os dados da Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), foram de 1,569 euros por litro no gasóleo simples, e de 1,784 euros na gasolina simples 95.
O que significa que o preço por litro na próxima semana deverá rondar os 1,564 euros no gasóleo simples, e de 1,754 euros na gasolina simples 95.
O valor reflete a evolução dos preços do crude no mercado internacional. Os preços dos contratos de referência começaram a semana a negociar em baixa. Porém, na sexta-feira, a previsão era de que fechassem em alta semanal, numa altura em que os mercados antecipam um aumento da procura em países-chave como os EUA e a China, segundo a Reuters.
Os preços em bomba, contudo, poderão diferir dos calculados pela DGEG, dependendo dos postos de abastecimento, localidade e automóveis abastecidos.