Energia

Greenvolt ganha leilão de armazenamento de energia na Polónia

A Greenvolt ganhou 1,2GW de capacidade de armazenamento de energias num leilão na Polónia, sendo este o maior portfólio de Sistemas de Armazenamento de Energia alguma vez aprovado num leilão no país

Joao Manso Neto, presidente executivo da Greenvolt.

O grupo Greenvolt, através da Greenvolt Power, foi o vencedor no leilão de capacidade de armazenamento de energias renováveis realizado na Polónia, em dezembro de 2023, segundo um comunicado divulgado esta terça-feira.

A Greenvolt ganhou 1,2GW (gigawatts) de capacidade “através de seis projetos que a empresa detém integralmente, e que representam cerca de 70% da capacidade em leilão”. A nota indica ainda que a venda dessa energia está assegurada por contratos com um prazo de 17 anos.

É o maior portfólio de Sistemas de Armazenamento de Energia alguma vez aprovado num leilão na Polónia.

A energética irá injetar a energia que tem armazenada nas suas baterias na rede elétrica polaca em períodos em que a potência mínima não esteja garantida. De acordo com a nota, essa energia será vendida a um valor de 244,90 zlotys (moeda polaca) por kilowatt, o equivalente a 57 euros por kilowatt.

O leilão em causa foi realizado pelo Polskie Sieci Elektroenergetyczne, o responsável pela gestão da rede elétrica da Polónia.

"A Polónia é um mercado de extrema importância para a Greenvolt. Este resultado vem reforçar essa posição na estratégia de crescimento do Grupo, dando-nos a oportunidade de desenvolver seis sistemas BESS", disse, citado na nota, João Manso Neto, presidente executivo da energética. “O resultado do leilão somado aos projetos de armazenamento detidos em outros países, coloca a Greenvolt Power como um player de referência no BESS [sistemas de armazenamento de energia] na Europa”, acrescentou.