A alemã RWE já iniciou a produção de eletricidade na sua primeira central solar em Portugal, o parque fotovoltaico de Morgavel, perto de Sines, com uma capacidade de 46 megawatts (MW).
A central, que conta com 91 mil módulos fotovoltaicos, ocupa uma área de 112 hectares. Os trabalhos de construção, que arrancaram em junho do ano passado, estiveram a cargo da Omexom Portugal.
Os trabalhos da subestação e da ligação à rede foram adjudicados à CME, e a fiscalização da obra foi feita pela empresa Quadrante Portugal.
O presidente da RWE Renewables Iberia, Robert Navarro, sublinhou, em comunicado, que esta central “irá fornecer eletricidade verde a aproximadamente 42 mil lares portugueses e contribuirá significativamente para atingir os objetivos climáticos locais”.
“O parque irá reforçar ainda mais a nossa já forte pegada de energias renováveis na Península Ibérica, assim como o nosso portefólio solar global”, acrescentou o gestor.
Atualmente Portugal conta com 3350 MW de capacidade fotovoltaica em operação, de acordo com os mais recentes dados da Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), relativos a setembro.
O maior projeto fotovoltaico que está a ser desenvolvido no país é a central THSiS - The Happy Sun is Shining, que é promovida pela Prosolia e Iberdrola, e que será construída em Santiago do Cacém, com uma capacidade superior a 1200 MW.