A terceira edição do “Programa de Apoio a Edifícios Mais Sustentáveis”, que reembolsa parte do investimento das famílias em soluções de eficiência energética, como janelas eficientes, melhoria do isolamento das habitações e painéis solares, encerrou, tendo recebido 78.082 candidaturas, informou esta quinta-feira o Fundo Ambiental.
O aviso do programa esteve aberto entre 16 de agosto e 31 de outubro e o número de candidaturas recebidas ficou aquém das 106 mil da edição anterior, que decorreu entre junho de 2021 e maio de 2022. Mas dessas 106 mil candidaturas só pouco mais de 70 mil cumpriam os requisitos para receber os apoios.
O Fundo Ambiental não divulgou ainda mais detalhes sobre os resultados desta terceira fase, cujas candidaturas serão agora analisadas, sendo que os pagamentos aos beneficiários só serão feitos a partir de janeiro.
Este aviso disponibilizava um total de 30 milhões de euros, com um apoio máximo de 7500 euros por edifício ou fração autónoma alvo das intervenções.
Este programa implicava, para que as candidaturas fossem elegíveis, que os investimentos já tivessem sido realizados, devendo o candidato ter comprovativos do pagamento das intervenções.