O Fórum Oceano e a norueguesa Norwegian Offshore Wind anunciaram a assinatura de um memorando de entendimento para o desenvolvimento da cadeia de abastecimento em energia eólica no mar.
As duas organizações assinaram o memorando aquando de uma “visita a Portugal organizada pela Norwegian Offshore Wind, pela Embaixada da Noruega em Portugal e o Fórum Oceano, que decorreu na semana passada”, segundo o comunicado desta terça-feira, 26 de setembro.
O objetivo do memorando é “pretende lançar as bases para novos contratos entre empresas dos dois países”, segundo as entidades.
O Fórum Oceano e a Norwegian Offshore Wind, entidade que agrega perto de 400 empresas do setor, "concentram-se ambos no desenvolvimento da cadeia de abastecimento em energia eólica offshore flutuante”, explica o comunicado.
O “rápido crescimento dos mercados eólicos offshore em Portugal e na Noruega (…) permitirá criar grandes oportunidades para a indústria”, segundo Arvid Nesse, gestor da Norwegian Offshore Wind, citado na nota de imprensa.
“A energia eólica offshore flutuante é um abundante recurso energético renovável em Portugal, com elevado potencial de rentabilização já na presente década”, segundo Ruben Eiras, secretário-geral do Fórum Oceano, citado no comunicado.
“Forjar uma parceria profunda com empresas norueguesas é o caminho a seguir para acelerar a indústria oceânica em Portugal, ao permitir estabelecer bases comerciais sólidas para uma cadeia de valor industrial resiliente, entre os dois países oceânicos", disse António Nogueira Leite, presidente do Fórum Oceano, que considera que a energia eólica em alto mar "irá gerar uma indústria competitiva impulsionada pela exportação de tecnologia tanto para a Noruega como para Portugal”.