Energia

EDP Renováveis inaugura na Polónia o seu maior parque solar na Europa

A maior central fotovoltaica da EDP Renováveis da Europa foi inaugurada na Polónia. Pode evitar a emissão de cerca de 208 mil toneladas de CO2 por ano

D.R.

A EDP Renováveis inaugurou na Polónia a sua maior central fotovoltaica na Europa, em Przykona, no centro do país, com uma capacidade instalada de 200 MWp (megawatts-pico), segundo comunicado divulgado esta quinta-feira.

O parque em causa, com cerca de 308 mil painéis, tem capacidade para gerar, por ano, cerca de 220 GWh (gigawatts hora) de energia limpa e evitar a emissão de mais de 208 mil toneladas de CO2 (dióxido de carbono).

A maior central solar da EDP Renováveis na Europa é também a segunda maior da Polónia, de acordo com a empresa portuguesa.

“O parque fotovoltaico de Przykona é um projeto emblemático para representar a transição necessária para fontes de energia mais sustentáveis, por ter sido instalada uma fonte de produção de energia limpa no mesmo local onde, no passado, foi desativada uma mina de carvão”, indica a nota da energética.

“Estamos orgulhosos por continuar a implementar novas infraestruturas de energia limpa que promovem a diversificação do mix energético do país", afirmou, citado no comunicado, Duarte Bello, administrador da EDP Renováveis para a Europa e América do Sul.

A energética entrou no mercado polaco em 2008 e, desde então, opera mais de 900 MW de capacidade instalada. E o grupo EDP, do qual a EDP Renováveis faz parte, também investiu em projetos solares distribuídos para clientes empresariais na Polónia, tendo já assegurado 371 MWp de capacidade solar na Polónia.