Energia

EDP Renováveis vende nove parques eólicos em Espanha por €460 milhões

A EDP fechou a venda, ao grupo austríaco Verbund, de nove parques eólicos em Espanha, por 460 milhões de euros, no quadro da sua estratégia de rotação de ativos, que prevê vendas de 7 mil milhões entre 2023 e 2026

Miguel Stilwell de Andrade, CEO da EDP.
Nuno Botelho

A EDP, através da EDP Renováveis, fechou a operação de venda de nove parques eólicos em Espanha à austríaca Verbund AG, informou a elétrica portuguesa em comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM). No seu conjunto, estes empreendimentos têm uma capacidade instalada de 257 megawatts (MW).

A transação foi feita avaliando os ativos agora vendidos num valor total de 460 milhões de euros, de acordo com o mesmo comunicado, que lembra que esta alienação faz parte da estratégia de rotação de ativos do grupo EDP, que prevê gerar receitas de 7 mil milhões de euros no período de 2023 a 2026.

No seu conjunto os nove empreendimentos eólicos, que eram da EDP desde que esta comprou a espanhola Viesgo, em dezembro de 2020, têm uma idade média de 14 anos, estão aptos para poderem ser alvo de investimentos adicionais em repotenciação e hibridização (uso dos mesmos pontos de injeção na rede para ligar novas centrais solares).

A rotação de ativos tem sido uma aposta de várias elétricas, no sentido de acelerar a geração de recursos para reinvestir em novos projetos de energia renovável.

Ainda esta terça-feira a também portuguesa Greenvolt comunicou ao mercado a venda de dois projetos de energia eólica e solar na Polónia, com 58 megawatts (MW) de capacidade (ainda por inaugurar), pelo valor de 107 milhões de euros.

A EDP apresentará os seus resultados do primeiro semestre na próxima quinta-feira, depois de há dias ter reportado os seus dados operacionais, revelando uma queda de 7% na produção de eletricidade na primeira metade do ano.

A EDP Renováveis, detida em 71,27% pela EDP, publicará as suas contas do primeiro semestre já esta quarta-feira de manhã.