O preço médio de venda da gasolina 95 simples ficou, na semana passada, 0,5 cêntimos por litro abaixo do preço de referência calculado para essa semana pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), anunciou a instituição esta segunda-feira, 17 de julho.
O gasóleo simples, por sua vez, foi vendido, em média, a um preço superior em mais 1,4 cêntimos por litro face ao preço de referência.
Estas variações absolutas equivalem, na gasolina, a uma diferença de menos 0,3% face ao preço eficiente; e de mais 1,5% no gasóleo.
Em relação aos preços com descontos - que incluem os descontos de cartões frota, entre outros - “a gasolina 95 simples apresentou um desvio de -3,1% face ao preço eficiente e o gasóleo simples de -3,0%. Em termos absolutos, estas estimativas situam-se, para a gasolina 95 simples, em - 5,4 cent/l abaixo, e para o gasóleo simples, em - 4,5 cent/l abaixo, dos respetivos preços eficientes”, segundo a ERSE.
O preço eficiente da ERSE é "um preço médio semanal determinado pela ERSE e resulta da soma das seguintes componentes: os preços dos combustíveis nos mercados internacionais de referência e os respetivos fretes marítimos, a logística primária, incluindo nesta parcela as reservas estratégicas e de segurança do Sistema Petrolífero Nacional, os sobrecustos com a incorporação de biocombustíveis e a componente de retalho acrescida dos impostos respetivos”, explica a entidade.
Para a semana que começa esta segunda-feira e que termina a 23 de julho, a ERSE definiu o preço eficiente antes de impostos da gasolina 95 simples nos 0,861 euros por litro; ao passo que no gasóleo simples este fixou-se nos 0,844 euros por litro.
“Após impostos, o preço eficiente fica nos 1,760 euros por litro, para a gasolina 95 simples, e nos 1,583 euros por litro para o gasóleo simples", o que corresponde a uma variação positiva de 1,3% na gasolina e de 1,1% no gasóleo face ao preço eficiente da semana passada.
Na semana que terminou a 16 de julho, “a variação semanal das cotações internacionais da gasolina 95 simples [foi de] +3,0% e do gasóleo simples [de] +2,5%”, segundo a ERSE.