Gurus

Sábios conselhos

Onde e como investir agora, segundo 6 gurus dos mercados financeiros

Sábios conselhos

Joaquim Madrinha

São conhecidos pelos bons investimentos que fazem e por isso idolatrados pela comunidade mundial de investidores. Em poucas mas sábias palavras, Warren Buffet e companhia explicaram à revista Kiplinger como se deve investir no presente. Eis as principais ideias dos gurus.



Warren Buffett, presidente da Berkshire Hathaway

Não tenho a menor ideia sobre o que se vai passar no mercado accionista amanhã, na próxima semana, mês ou ano. Mas num período de 10 anos, acho que é melhor investir num grupo de acções que em Títulos do tesouro norte-americano. No combate à actual crise foram tomadas medidas que lançaram sementes de inflação no futuro. Não digo em 6 meses ou 1 ano, mas daqui a 10 anos, o dólar vai comprar muito menos do que compra agora.



Robert L. Rodrigues, CEO da First Pacific Advisors

Não sigam a manada. Estar rodeado por pessoas que fazem o mesmo, dá uma sensação falsa de protecção. Hoje, ser um investidor solitário significa deter títulos de dívida de curto-prazo e com elevado rating. E, se o governo norte-americano continuar a estragar o balanço da nação, deve-se equacionar investir 20 a 40 por cento dos activos fora dos EUA.



Jeremy Grantham, Estratego chefe da sociedade gestora Grantham, Mayo, Van Otterloo

O recente rali dos preços nos activos de risco foi muito especulativo. Lamento a quem não entrou no mercado em Março, mas perseguir agora os ganhos pode significar capitalizar os estragos. Estamos no príncipio de um período de 7 anos de retornos baixos. Só se deve investir em empresas de grande capitalização com avaliações atractivas.



Bill Gross, co-chefe de investimentos na sociedade gestora Pacific Investment Management

Actualmente, ganha-se tanto aplicando o dinheiro debaixo do colchão que numa conta a prazo no banco. Apesar de tudo, é mais segurio ter o dinheiro no banco, mas a economia e a inflação poderão vir a fazer estragos. Deve-se considerar investir de forma diversificada fora dos EUA. O dólar é uma moeda fraca, e a sua desvalorização face a outras moedas vai piorar o nosso nível de vida. A melhor relação entre risco e retorno está na Àsia e no Brasil.



Martin J. Whitman, co-chefe de investimentos da sociedade gestora Third Avenue Management

Façam como nós. Procurem empresas bem financiadas, que não dependam constantemente dos mercados obrigacionistas ou accionistas para se refinanciarem, bem geridas e com boas perspectivas de crescimento e comprem-nas.



Jim Rogers, presidente da Rogers Holdings

A diversificação foi algo que os corretores inventaram para não serem processados. Não presta. Só são necessárias 4 ou 5 boas ideias de investimento na vida e evitar alguns erros para ficar rico. E uma das melhores maneiras para evitar erros é investir apenas no que se conhece. Se assim for, quando acontecer algo importante para as áreas de negócio que se dominam, sabe-se bem quando se deve comprar ou vender uma acção. Muito melhor que os analistas de Wall Street.