Gurus

Invista como Seth Klarman

Saiba os investimentos que a versão jovial de Warren Buffett anda a fazer em tempo de crise

Invista como Seth Klarman

Luís Leitão

Benjamin Graham deixou a semente do paradigma "investimento valor" (value investing) e Warren Buffett limitou-se a torná-la popular. Se o leitor for um acérrimo seguidor dos princípios de investimento do Oráculo de Omaha, esta estratégia não lhe é totalmente desconhecida. Pressupõe apenas seleccionar empresas que estejam a negociar abaixo do seu valor intrínseco. Os resultados estão à vista: nos últimos 40 anos, através da Berkshire Hathaway, Buffett gerou ganhos anuais médios para os seus accionistas de 20,3 por cento.

A seguir os mesmos passos que o superinvestidor do Nebraska está Seth Klarman, fundador e presidente do hedged fund Baupost LP e que, desde o seu arranque, em 1983, alcançou rendibilidades anuais, médias, de 20 por cento. Com uma carteira de cerca de 7 mil milhões de dólares, Klarman segue uma estratégia que se assemelha em tudo à de Buffett com a diferença de, em vez de se centrar em empresas de grande capitalização, como o pupilo de Graham, Klarman aplica a estratégia de value investing a pequenas e médias empresas norte-americanas (com capitalização bolsista inferior a 2 mil milhões de dólares), como é o caso da recente aquisição de um lote de acções da companhia de multimédia News Corporation, e que já pesa 18,03 por cento no portefólio.

O também autor de "Margin of Safety" é conhecido por fazer grandes apostas em determinadas acções e por não recear ficar fora do mercado durante algum tempo, mesmo em períodos de euforia. Aliás, em 2005 e 2006, quase metade da sua carteira estava alocada em numerário. Teoricamente, esta filosofia reduz o seu retorno, mas também o risco. A razão para Klarman o fazer prende-se por ele acreditar que dá-se demasiado foco ao retorno e importância a menos ao peso do risco que se corre para se atingir os desejados lucros.

Para o guru, formado em Economia na Universidade de Cornell e com um MBA em Harvard, "investir é mais do que apenas produzir retornos absolutos". "Uma pessoa pode ver o investimento como um universo cheio de certezas ou pode vê-lo como um espaço repleto de probabilidade. Aqueles que reflectem e hesitam ganham muito menos num 'bull market' [mercado em alta] mas aqueles que nunca questionam são destruídos quando chega o 'bear market' [mercado em queda]. Ao investir, a certeza pode ser um problema sério porque provoca uma razão para não reavaliar conclusões erradas.", revelou Klarman na última carta anual enviada aos accionistas da Baupost LP.

Para os investidores que venham a seguir a estratégia, Klarman deixa uma nota: se identificar uma acção que acha que está subestimada, não vá a correr comprá-la. Antes de o fazer, identifique um catalisador que seja capaz de vir a desbloquear esse valor e colocar o preço da acção em linha com o seu preço justo. Caso não o encontre, esqueça a acção.

As últimas aquisições de Klarman

Emrpesa Sector Valor da transacção em % do portefólio
News Corp Multimédia 6,92%
CapitalSource Financeiro 3,18%
Facet Biotech Biotecnológico 1,51%
PDL BioPharma Biotecnológico 0,84%
Domtar Corp Papel 0,67%
BreitBurn Energy Partners Petrolífero 0,22%
RHI Entertainment Entertenimento 0,19%
Fonte: Gurufocus.com