Os portugueses adoram o cartão de crédito. Na União Europeia, foram os segundos maiores utilizadores deste pequeno meio de pagamento durante o ano transacto, de acordo com um estudo do Banco Central Europeu. No total, cerca de 64 por cento das compras efectuadas foram feitas através do cartão de crédito. Porém, se não tiver os devidos cuidados, facilmente poderá perder o controlo. Não se esqueça que esse cartão que anda sempre na carteira, não tem dinheiro "lá dentro" e aquele par de sapatos que está tão barato, pode sair muito mais caro, devido aos juros a que lhes estão associados.
No entanto, se conseguir refrear os seus ímpetos consumistas, utilizar o cartão com cuidado e, quando perder a cabeça, pagar logo a sua dívida (não chegando a incorrer em juros), o cartão de crédito pode transformar-se num maná de vantagens que a maioria dos utilizadores não sabe que tem, tais como seguros de saúde, de responsabilidade cívil, assistência em viagem e nalguns casos até descontos nas compras efectuadas. Descubra quais são os cartões de crédito mais simpáticos do mercado.
Descontos e outros benefícios
Para além de ter uma anuidade bastante reduzida (12,50 euros), o Cartão Universo, do Banco BPI, tem uma série de vantagens. Espreite-as e veja se têm utilidade para si. Em primeiro lugar, oferece-lhe 1 por cento de desconto em qualquer compra que faça em Portugal e no estrangeiro. Ao pagar com este cartão, os descontos são automaticamente acumulados e quando atingem 10 euros são convertidos em cheques, que poderá utilizar em várias lojas da Sonae. Tem ainda descontos de 2,5 por cento nos estabelecimentos Galp, 3,5 por cento na agência de viagens Star, entre outros, como descontos em oculistas, cinemas, algumas clínicas médicas e dentárias, hotéis turísticos, etc. A TAEG não é das mais apelativas (23,70 por cento), mas tem até 50 dias de crédito gratuito. Este cartão, desde que utilizado com moderação, pode ser bastante útil para o seu dia-a-dia.
O Caixa Classic, da Caixa Geral de Depósitos, devolve até 3 por cento do valor de compras que efectuar, consoante a quantia que gastar trimestralmente. Tem ainda a possibilidade de usufruir de descontos nas unidades hospitalares HPP Saúde, adquirir o cartão IAPA por 20 euros, que lhe irá dar descontos em vários hotéis a nível mundial ou serviços de aluguer de automóvel. Os seguros anexados cobrem acidentes, invalidez permanente, automóvel e serviço de assistência. A primeira anuidade é gratuita, nos anos seguintes também pode ficar isento de anuidade, se usar mensalmente 250 euros. A TAEG é de 21,70 por cento, mas tem 45 dias de crédito gratuito.
Se aderir até ao final do ano ao Barclaycard Classic, do Banco Barclays, será reembolsado em 2 por cento cada vez que abastecer o seu automóvel com gasolina e fica isento do pagamento da taxa de abastecimento de combustível. A anuidade é de 20 euros, para o primeiro titula, mas se utilizar 600 euros anuais do crédito, fica isento do pagamento. O crédito gratuito chega aos 56 dias. Apesar disso, a TAEG é das mais elevadas: 29,67 por cento.
No Montepio Geral, pode adquirir o Cartão Mega, que tem associado o programa de Pontos Super Vantagens, ou seja, cada vez que utilizar o cartão está a acumular pontos que depois pode trocar por prémios. Este cartão de crédito oferece ainda seguro em caso de extravio, perda ou furto, com oferta do cartão Wizard da Avis. A anuidade é de apenas 12,50 euros para clientes e 8,50 euros para associados, a TAEG é de 20,1 por cento.
O Cartão de Crédito 5%, do Santander Totta, devolve-lhe até 5 por cento do valor de compras que efectuar. Porém, e há sempre um porém, o pagamento mensal do extracto de conta não pode ser superior a 50 por cento. Por exemplo, pode ler-se no site, "se efectuar uma compra de 500 euros, devolvemos-lhe 25 euros". A primeira anuidade é gratuita, nos anos seguintes será de 30 euros, a menos que utilize mais de 600 euros anuais. A TAEG é de 19,2 por cento.
Juros baixos
Se já sabe que vai usar o cartão de crédito e é de juros baixos que anda à procura, então o Millennium BCP tem algumas das ofertas mais em conta e simpáticas do mercado. O Millennium BCP Fix tem um funcionamento semelhante ao tradicional crédito de consumo, pois permite ter uma mensalidade fixa. Para um plafond de 1 500 euros, a TAEG aplicada é das mais baixas do mercado: 14,06 por cento.
Caso não exceda os tais 1 500 euros, pagará durante 12 meses um total de 133,96 euros. Tem ainda a mais-valia de não pagar anuidade, nem o primeiro nem o segundo titular, apenas se não utilizar o cartão durante seis meses, pagará 3 euros semestralmente. Para além disso, é um cartão com bonificações, ou seja, por cada compra a crédito de 250 euros, recebe um por cento, creditado directamente na conta-cartão.